segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Repensar o consumo

Dia 4 de novembro, a partir das 14h, a Casa do Território, no Parque da Devesa em Vila Nova e Famalicão, será o palco da conferência Ambientar-se "REPENSAR O CONSUMO"

A participação é gratuita, sujeita a inscrição, e é acreditada como ACD para professores. 

Inscrições para público geral: https://tinyurl.com/Ambientarse

Inscrições para professores: https://www.cfaevnf.pt/course/1612


«Pela primeira vez, e aos oito anos de existência, a sessão Ambientar-se tomará o formato de conferência, mantendo a sua génese de exibição de filme ambiental e debate.

O tema é o consumo responsável, pelo que se escolheu o mês da Black Friday para debater sobre a necessidade da sociedade mudar o paradigma do consumo. O objetivo principal desta conferência é sensibilizar para os enormes impactos do consumo exacerbado e do desperdício que daí advém.

Serão tratados dois sub-temas: Desperdício Alimentar e "Fast Fashion", e o programa contará com a exibição de curtas metragens, destacando-se o filme português "Sustento- realidade insaciável", 2022, da associação Reboot, e incluirá conversas com convidados e debate com o público. Espera-se contribuir para aumentar a consciência sobre os impactos ambientais e sociais do consumo, que ocorrem à nossa porta ou mesmo do outro lado do mundo.

Na última parte haverá uma conversa intitulada “O PRAZER DO CONSUMO” com a neurocientista famalicense Ana João Rodrigues, Investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que vai focar a sua intervenção na forma como o cérebro perceciona e codifica o prazer, neste caso proporcionado pelo consumo.

A organização será conjunta com os vários parceiros - associações ligada ao ambiente do concelho: AREA - Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em Transição, H2Ave - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI - Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, e ainda com a AVE - Associação Vimaranense de Ecologia, que dinamiza em Guimarães, desde 2017, as Ecorâmicas -Mostra de Cinema Documental sobre Ambiente e Sociedade.

Inscrições para público geral: https://tinyurl.com/Ambientarse

Professores: Caso pretenda acreditação como formação contínua (Ação de Curta Duração)- Deve aceder à plataforma do CFAEVNF e inscrever-se na ação - https://www.cfaevnf.pt/course/1612 

Caso ainda não se encontre registado/a na plataforma do CFAEVNF,  deve efetuar o seu registo em https://www.cfaevnf.pt/login, acedendo a "não está registado". De seguida deve inscrever-se na ação em https://www.cfaevnf.pt/course»

Fonte: Parque da Devesa