domingo, 12 de maio de 2024

Banho de Floresta

O Banho de Floresta é muito mais que um passeio na natureza.


Onde: Parque da Devesa -  Vila Nova de Famalicão

Quando: 23 de maio 2024 das 10h30 às 13h00

Com quem: Carlo Bifulco

Gratuito. Vagas limitadas. 

Inscrição AQUI (até 20/5)  (ou em https://tinyurl.com/InscrAtivDevesa)


No Japão, desde 1982, foram propostos para financiamento estudos e investigações sobre o Banhos de Floresta - em japonês 森林浴, transliterado para Shinrin Yoku - para demonstrar os benefícios desta prática para a saúde humana. Hoje, inúmeros artigos publicados em revistas médicas científicas internacionais já estão disponíveis, e 65 florestas no Japão já foram certificadas como adequadas para ser adequadas à estas atividades. Investigações realizadas primeiro no Japão e depois também em outros países mostraram que a prática do complexo de atividades que se enquadra no termo Banho de Floresta reduz os sintomas de ansiedade, depressão, raiva, reduz o estresse e os suas hormonas, e melhora a força física. A investigação também mostrou uma correlação positiva com o crescimento e a atividade das células NK do sistema imunológico, a redução da presença de adrenalina, noradrenalina e cortisol no organismo, o aumento da duração do sono e o aumento dos níveis de serotonina. Estudos têm demonstrado que o resultado do Banho de Floresta é a resposta do nosso organismo à exposição aos monoterpenos e íões negativos presentes na floresta e nos ambientes naturais, e à exposição aos arquétipos da paisagem e seus efeitos psicoemocionais nas pessoas, encontrando resultados que fortalecem a consistência e importância dos Banhos de Floresta na saúde das pessoas.


Carlo Bifulco, de nacionalidade italiana,   é doutorado em Engenharia Florestal e de Recursos Naturais e especialista em Soluções de Base Natural assim como Banhos de Floresta. Breve curriculum:

Professor Adjunto de Engenharia Naturalística (Soluções com Base Natural) do mestrado em Recursos Florestais na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (2017- 2022).

Diretor do Parque Nacional dos Monti Sibillini (2016-2020) e do Parque Nacional do Vesúvio (1997-2005).Membro do Comitê Técnico-Científico da Reserva Natural Estatal “Cratere degli Astroni” gerida pelo WWF Italia (1997-2005).

Docente de Banho de Floresta em cursos desenvolvidos pelas guias do Parque Nacional dos Monti Sibillini e da Reserva Natural Estatal “Cratere degli Astroni” (2022-2024).

Docente de cursos de curta duração sobre as Soluções com Base Natural por: ICNF; Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas de Região da Madeira; Euroscut Azores; Universidade de Bari, Universidade de Porto.

Investigador do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Portugal.Investigador a tempo parcial do I.Pi.Ge.T.do CNR, Itália.

Doutorado em Engenharia Florestal e de Recursos Naturais (Lisboa, Portugal, 2015), Licenciado em Engenharia Electrotécnica (Nápoles, 1980).


Fonte:  https://www.parquedadevesa.com/_banho_de_floresta_workshop

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.