terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Segunda pele

Segunda pele é um documentário da Rádio Comercial sobre os impactos da indústria têxtil e do  consumo excessivo de roupa, realizado pela jornalista Tânia Paiva, da qual foram extraídas os seguintes números e frases:

- A indústria têxtil é responsável por 10% das emissões globais de CO2;
- Por ano, são fabricados 80 mil milhões de toneladas de têxteis;
- Só para o algodão, são usados 200 mil toneladas de pesticidas por ano;
- A cada segundo, é enviado para o lixo um camião de roupa;
- 35% dos microplásticos no mar são provenientes das roupas;
- Apenas 1% dos do vestuário é reciclado;
- Só travando a fundo neste tipo de consumismo é que a situação poderá ser invertida.
 
Como é fácil de concluir a partir do documentário ou de alguma investigação, não basta saber se a peça de roupa a comprar tem uma cadeia de fabrico socialmente e ambientalmente responsável, não basta procurar as melhores matérias primas, não basta que a indústria têxtil faça alterações aos processos de fabrico com menor consumo de água, químicos ou energia, é sobretudo necessário CONSUMIR MENOS ROUPA, não se deixar influenciar pelos ritmos da moda ou pela ideia de status que esta transmite, mas pensar pela própria cabeça.

Sim, mudar para métodos de fabrico mais sustentáveis, ambientalmente e socialmente, é necessário e urgente, conforme falado no documentário por representantes da indústria têxtil RIOPELE e do centro de investigação têxtil e do vestuário CITEVE, ambas instituições de Vila Nova de Famalicão.

Mas mais necessário e urgente é reduzir drasticamente o consumo de roupa.
   
«Para produzir uma simples t-shirt são necessários quase três mil litros de água. A cada segundo, um camião de têxteis é depositado num aterro ou queimado a céu aberto. As emissões de carbono do setor têxtil são superiores às emitidas pelo transporte aéreo e marítimo juntos. "Segunda Pele" é um documentário sobre o que a produção e o consumo desenfreado de roupa fazem ao Planeta.»







Fonte: (texto a azul, imagens e filme): https://radiocomercial.iol.pt/artigo/segunda-pele

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.