domingo, 15 de janeiro de 2023

Salvar a zona húmida das Alagoas Brancas

«Alagoas Brancas é uma zona húmida, uma zona de água doce sazonal, localizada na zona urbana de Lagoa, no concelho de Lagoa. Representa a única área restante de uma vasta e antiga zona húmida que outrora deu o seu nome à cidade, e ao município, Lagoa. Chama-se Alagoas Brancas porque, durante o mês de Maio, a água está coberta de flores brancas.»  Fonte: Alagoas Brancas

Ao longo dos anos têm sido destruídas pela construção, e restam apenas alguns hectares graças ao esforços da população, existe ainda uma pequena área de Zona Húmida importantíssima para a biodiversidade e para a reserva de aquíferos. Mas os interesses imobiliários são muito fortes e querem avançar com a construção destruindo o que resta dessa área natural de importância internacional. 

Ajude a pouca natureza que ainda resta neste país, ajude a travar a destruição da biodiversidade, assine a petição:

Salvar a zona húmida das Alagoas Brancas

«A SPEA tem apoiado um grupo de cidadãos e associações locais que lutam há vários anos pela proteção das zona húmida conhecida por Alagoas Brancas, situada na cidade de Lagoa (Algarve). Este local tem interesse para a conservação da natureza, e especialmente das aves, mas pende sobre ele a ameaça da destruição para a construção de um loteamento urbano. Tem havido reuniões, manifestações, petições e ações em tribunal, mas nada resultou de forma efetiva, e o Executivo Municipal de Lagoa pretende continuar com as obras de construção do loteamento. Os cidadãos e associações que defendem a proteção das Alagoas Brancas não desistem, e criaram uma nova petição, para levar o assunto pela segunda vez a discussão na Assembleia da República. ...  Para que os novos desenvolvimentos sejam discutidos na Assembleia da República, foi lançada uma nova petição, que precisa de chegar às 7500 assinaturas.»   Fonte: Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)

Mais informação:

Parte inicial e final do texto da petição Salvar a zona húmida das Alagoas Brancas:

«No concelho de Lagoa, reside uma das últimas zonas húmidas de água doce do Algarve, conhecida como Alagoas Brancas. Esta zona é tudo o que resta de uma vasta zona húmida que deu nome à cidade e concelho de Lagoa, que se depara agora com a possibilidade de ficar sem qualquer tipo de zona natural de água doce.

Esta zona, que apesar do seu valor histórico, patrimonial, cultural, assim como imprescindível valor enquanto ecossistema e de instrumento natural para a mitigação das alterações climáticas e prevenção de inundações, acabou por ser classificada no anterior plano de ordenamento do território municipal, como área de expansão comercial e em 2009 aprovado um loteamento da mesma para fins comerciais. E, por fim, em Outubro de 2022 foi iniciado o processo de construção do último conjunto de superfícies comerciais que colocarão um fim definitivo à existência da referida zona como um centro de vida selvagem e “tampão natural” para cheias e recarga de aquíferos.

....

Os presentes peticionários requerem que este assunto seja discutido no Parlamento, com a maior celeridade a que o contexto da situação exige, com vista à publicação das seguintes recomendações dirigidas aos órgãos do poder local do concelho de Lagoa:

Que se encontre uma solução para o fim imediato a qualquer possibilidade de construção urbana na referida zona;

Que se faça a devida revisão do plano director municipal com vista à classificação das Alagoas Brancas como zona de importância ecológica local (ZPE, Convenção de Ramsar, Natura 2000), à imagem do que municípios algarvios como Loulé e Silves já fizeram em zonas com características e contextos similares.

Que os instrumentos financeiros nacionais e europeus existentes para projectos de conservação da natureza sejam utilizados para a necessária reabilitação das Alagoas Brancas, como um espaço de excelência para a observação da natureza e até reforçando o valor turístico já reconhecido internacionalmente antes do início da sua destruição.»

Leia a petição completa e assine em petição Salvar a zona húmida das Alagoas Brancas

Imagem obtida aqui

Foto obtida aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.