segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Por que os bilionários estão a arruinar a economia

«60% dos americanos entrevistados acham que bilionários como Elon Musk são bons para a economia, mas os dados económicos revelam algo muito diferente. "Essas pessoas se tornam um buraco negro para a economia", diz o economista Gary Stevenson. A WIRED conversou com Gary e também com o economista de Princeton, Atif Mian, para desmascarar algumas crenças comuns sobre os ultra-ricos desta nação (EUA). »

«...  Quando os ricos investem, eles não criam necessariamente riqueza. Eles não precisam de construir novas fábricas. Eles podem usar esse dinheiro para comprar as casas existentes.  Eles podem usar esse dinheiro para endividá-lo a si e ao seu governo.  E isso não leva a investimentos. O que isso leva é ao empobrecimento da classe média.  ...

-Mas bilionários como Jeff Bezos, Bill Gates, George Soros e Michael Bloomberg não estão compensando doando toneladas de riqueza por  caridade?

- Tudo o que eles dão, eles relatam em suas declarações de impostos. Com base nesses dados, sabemos que, mesmo depois de doarem para a filantropia, eles estão economizando muito mais. Devemos, obviamente, reconhecer quem dá dinheiro por razões filantrópicas, mas não é suficiente para compensar os efeitos negativos da desigualdade extrema. Penso que vale a pena examinar seriamente como eles doam para caridade e acho que, em muitos casos, eles doam para instituições de caridade de sua propriedade.  ...»


 

Veja ou leia a peça na WIRED, num artigo de 14/12/2022: https://www.wired.com/video/watch/wired-news-and-science-why-billionaires-are-ruining-the-economy

(imagem retirada do vídeo incorporado no artigo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.