domingo, 27 de novembro de 2022

Inutilidades

«É angustiante ver o conteúdo de um frasco de brindes numa festa de Natal da escola. E numa escola com um programa ambiental excecional. Precisamos de fazer melhor.  

É ótimo que as crianças façam cartazes para mostrar que se importam durante a COP. E não queremos tirar a diversão da feira. 

Mas os saquinhos de brindes (e não me falem sobre brindes de festa) precisam desaparecer.

A MENOS QUE NÓS, como escolas, professores e pais, orientemos a educação de nossos filhos para incorporar o pensamento sustentável em seus processos de tomada de decisão, não podemos esperar que nossos filhos aprendam.

E educar nossos filhos é a maior oportunidade que temos de recomeçar a trajetória de nossa relação com o planeta terra.»

Stephen Fern

Fonte do texto (tradução livre) e imagem: publicação de Stephen Fern no LinkedIn

2 comentários:

  1. ... e porque julgas tu porque escrevi um conto e o ando a distribuir pelas escolas?

    ResponderEliminar
  2. que bom, Rogério, são precisas muitas sementinhas dessas para operar a mudança necessária... nas crianças e nos adultos, pois,
    como dizia José Saramago:
    "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.