quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Zero Resíduos #WeChooseReuse

«Cada um de nós produz em média 513 kg de resíduos por ano, ou seja, 1,4 kg por dia. E isto sem contar ainda com uma quantidade maior de resíduos que é produzida por todos os produtos que consumimos e que resultam dos diversos processos ao longo da cadeia de produção. 

As soluções atuais já demonstraram não estar à altura do desafio, por isso, precisamos de uma nova abordagem que vá à raiz do problema, evitando a produção de resíduos na origem e garantindo que os que são produzidos voltam a ser recursos para a sociedade.» (do vídeo abaixo)


«ZERO Resíduos significa conservar e recuperar todos os recursos, sem os incinerar ou depositar em aterro, incentivando mudanças na conceção dos produtos, de forma a reduzir a quantidade e a eliminar a toxicidade dos resíduos e dos materiais utilizados. 

Quando falamos de ZERO Resíduos estamos a referir-nos a uma meta que é ética, económica, progressiva, eficiente e visionária, para orientar os cidadãos e as instituições na alteração dos seus estilos de vida e práticas quotidianas, numa sociedade que, para ser sustentável, tem que se reintegrar nos ciclos naturais, onde os resíduos devem ver pensados como recursos.»

Saiba mais no vídeo da ZERO sobre o conceito Zero Resíduos, ou na fonte, o site da ZERO

 

Embora o conceito Zero Resíduos aqui referido implique um compromisso da parte dos municípios, todos nós, como indivíduos, como trabalhadores em empresas ou como voluntários, somos parte muito importante deste processo, deste compromisso.


A nível europeu, a campanha #WeChooseReuse , nascida do movimento  #BreakFreeFromPlastic,  promove o apoio dos europeus à reutilização, e já conta com o compromisso de mais de 100 mil cidadãos, 165 ONG, cerca de 300 empresas e 34 municípios.

Junte-se a este movimento e comprometa-se a atingir metas de redução de resíduos e de embalagens em

https://wechoosereuse.org/  

ou em  https://zero.ong/wechoosereuse/    (pt)

#WeChooseReuse #BreakFreeFromPlastic #CircularEconomy #PactoEcologicoEuropeu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.