domingo, 27 de fevereiro de 2022

Um caminho para longe da guerra

O vídeo "Um caminho para longe da guerra | A Ciência dos Sistemas de Paz", de Sustainable Human, foi publicado a 23/2/2022, na véspera da invasão da Ucrânia pela Rússia. Agora, a terceira guerra mundial pode estar na forja, mas precisamos continuar a sonhar que a paz é possível. 

 
«Muitos pensam: “Sempre houve guerra e sempre haverá guerra”.  Mas a evidência científica mostra que algumas sociedades conseguiram evitar a guerra criando sistemas de paz. Os sistemas de paz são aglomerados de sociedades vizinhas que não fazem guerra entre si.
Desafios globais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, pandemias e proliferação nuclear põem em risco todos no planeta e, portanto, exigem soluções cooperativas.  existência de sistemas de paz demonstra que muitas vezes e em vários lugares as pessoas se uniram, pararam de guerrear e trabalharam juntas para o bem maior. 
Este filme apresenta vários sistemas de paz históricos e transculturais, de povos tribais a nações e até regiões, para explorar como os sistemas de paz podem fornecer perspetivas sobre como acabar com as guerras e promover a cooperação intergrupal.» (Sinopse do vídeo)

 

1 comentário:

  1. «A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma esperança inesgotável. A paz é possível. Mobilizemo-nos para ela.»

    Saramago

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.