sábado, 16 de outubro de 2021

Os europeus vão ser impedidos de escolher produtos livres de OGM?

Participe na consulta pública até 22 de Outubro


Os europeus vão ser impedidos de escolher produtos livres de OGM?

Esta será uma realidade, mas só se cruzarmos os braços. 
Se resolvermos enfrentar a situação ainda estamos a tempo de defender o principio da precaução e o direito de escolha dos consumidores e produtores.  Apesar de tudo a soberania alimentar ainda pode ser resgatada. 

Como se chegou aqui? As novas técnicas de edição genética (como a CRISPR/Cas) criaram uma nova geração de organismos geneticamente modificados - os Novos OGM que a indústria pretende que não sejam considerados OGM. Assim deixariam de ser regulados pela legislação da UE criada para os OGM e, ignorando o parecer do Tribunal de Justiça da UniãoEuropeiaem sentido contrario, continuam a pressionar a CE europeia para a desregulamentação. 

No final de Setembro, a Direção-Geral da Saúde e Segurança dos Alimentos publicou um texto explicando porque é que os Novos OGM não devem ser abrangidos pelas regras da UE para os OGM.

Com base em promessas de empresas como a Bayer e a Corteva, a CE invoca benefícios infundados dizendo que os Novos OGM contribuem para a redução dos GEE e da aplicação de pesticidas”. 

Tudo isto porque o sector da biotecnologia considera que os Novos OGM, e o patenteamento de genes a eles associado, são uma área prometedora de negócio da qual querem tiram o máximo lucro, sem considerar o que está em causa mesmo em termos de redução drástica da biodiversidade

O registo de patentes sobre os genes está a aumentar rapidamente, estima-se que haja já 20 000 registados dos quais 4 000 são humanos. A criação de bio-mercados nunca esteve tão próxima e nunca a privatização e mercadorização da vida foi tão longe. 

No entanto se a escravatura, que constituía a base da economia de altura, foi abolida também é possível impedir estas novas formas de rentabilizar os seres vivos. Ainda há tempo para mudar de caminho, mas temos de ser rápidos e empenhados. 

Participe na consulta pública até 22 de Outubro



Mais informação em: 

LEMBRE-SE: 
QUEM LUCRA COM OS OGM SÃO APENAS AS EMPRESAS QUE OS PRODUZEM!!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.