quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Pelo fim da obrigatoriedade de instalação de rede de gás em habitação própria - PETIÇÃO à Assembleia da República

Numa altura em que o combate às alterações climáticas é crucial, sendo absolutamente necessário parar com o consumo de combustíveis fósseis , ou pelo menos diminuir drasticamente, se queremos alguns resultados, 

não faz  nenhum sentido que qualquer pessoa que construa uma casa seja obrigada a instalar rede de gás, quer seja em terreno agrícola, quer seja em zona sem rede de gás, quer a pessoa não pretenda instalar.

A Lei n.º 59/2018 - da Assembleia da República -  veio obrigar a que TODOS os edifícios  a construir para habitação tenham de ter rede de gás. O que é muito estranho, pois denota uma forte influência de lobbies...   Assim, e no seguimento da queixa enviada para a Provedoria de Justiça (referida aqui), criei a petição à Assembleia da República:

Pelo fim da obrigatoriedade de instalação de rede de gás em habitação própria

para a qual venho apelar à  assinatura, pois, apesar de poder ser submetida assinada apenas por um cidadão,  se for subscrita por um mínimo de 1000 cidadãos é, obrigatoriamente, publicada no Diário da Assembleia da República e os peticionários são ouvidos em audição na comissão. Se a petição for subscrita por mais de 4000 cidadãos, é apreciada em Plenário da Assembleia.

A petição está aberta a assinaturas até 24 de outubro ou até atingir 4000 assinaturas.

Participe!       Assine   aqui

11 comentários:

  1. Olá,
    Houve algum desenvolvimento relativamente a este assunto?
    Também me deparei agora com essa obrigatoriedade, que acho simplesmente patética.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Paulo Martins

    A petição recolheu 150 assinaturas e foi submetida para apreciação da Assembleia da República em 23 de outubro de 2021, Petição Nº 319/XIV/3, tendo baixado à XIV - Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, aguardado admissibilidade desde 02/11/2021. Entretanto, estamos sem Assembleia da República pelo menos até fevereiro.... Aguardamos. Obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento Manuela,
      Vou manter-me atento, uma vez que adquiri uma moradia em fase de acabamentos, equipada com bomba de calor e placa de indução (ou seja, não existe utilização de gás) e vejo-me agora obrigado a entregar um certificado de uma instalação de gás que não existe (até existe mas ficou por dentro das paredes). Obrigado.

      Eliminar
  3. Enquanto em Portugal obrigam a instalar rede de gás em TODOS os edifícios habitacionais novos (lei retrógrada de 2018), em Nova Iorque vai ser proibido! Haja quem pense mais à frente!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Manuela
    Mais algum desenvolvimento que possa avançar?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Fui chamada a audição com o deputado relator, Dr. Jorge Salgueiro Mendes, que decorreu ontem, 26/6/2022. Posso dizer que correu muito bem, fiquei com a nítida sensação de que concorda com o peticionado. Mas ainda terá de ser analisado pela Comissão e Ambiente e Energia. Vamos ver como corre, estou com esperança, pois a alteração legislativa em causa de 2018, no que se refere ao nº 2 do artigo 3º do DL 97/2017 é obviamente um contrassenso.

      Eliminar
    2. Muito obrigado.
      Em todo o caso será difícil definir um período de tempo dentro do qual a lei possa ser alterada, caso a petição seja aceito, certo?

      Eliminar
    3. Boa tarde, Luís Nunes, existem prazos definidos para a resposta, mas não me recordo, pois já levou um atraso enorme por causa da dissolução da AR. Se a resposta for positiva e houver alteração legislativa consequente, aí não faço ideia mesmo do tempo que demorará.

      Eliminar
  5. Olá Manuela, obrigado pela iniciativa. Temos todos de lutar por leis que sustentam os lobbies de Portugal. Estou a projectar uma casa ecológica e auto-sustentável, com objectivos de estar 100% fora dos sistemas e deparo-me com leis estúpidas que impedem a protecção do ambiente. Conta comigo para o que for, quero estar nesta luta. Sou arquitecto. Cumprimentos, Victor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Victor, muito obrigada pelo comentário. Infelizmente não resultou em nada, apesar de na entrevista terem-me dado a entender que tinha razão. Pode ver a conclusão neste post .
      Resumindo:
      O relatório é muito simpático e totalmente inconclusivo, sendo que o deputado relator se absteve de emitir opinião. O relatório limitou-se a relatar os factos, passe o pleonasmo, e a "suposta" conclusão limitou-se a "dar conhecimento" do relatório aos Grupos Parlamentares, ao Ministro do Ambiente e Alterações Climáticas e ao Presidente da República "para os devidos efeitos"

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.