domingo, 15 de novembro de 2020

David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta (doc)

Vi recentemente o documentário de David Attenborough "A Life in Our Planet", disponível na Netflix. Aconselho toda a gente a ver e a espalhar a palavra, pois resume muito bem o ponto da situação da humanidade. 

Imagem obtida aqui
Dirijo esta mensagem especialmente aos jovens, vejam, partilhem, estejam atento ao que se passa à vossa volta. É sério de mais para ficarmos passivos, é o vosso futuro que está em risco. Não é o planeta que pode colapsar, é a humanidade, no seguimento da sexta extinção em massa que desencadeou. A natureza recuperará, como o fez em Chernobil  mas a humanidade poderá não ter hipótese, tal como os dinossauros não tiveram na última extinção em massa.

Nem todos os problemas globais foram abordados - faltou, por exemplo, a questão gravíssima do lixo plástico no oceano, nem todas as soluções foram elencadas - faltou, por exemplo, um apelo a uma vida menos consumista e mais simples. Mas em pouco mais de 80 minutos, David, aos 93 anos, conseguiu transmitir, com a sua mestria habitual, aliada a imagens fantásticas da natureza, a gravidade e a urgência da nossa situação.

Quanto mais pessoas tiverem consciência do que se passa, maiores as hipóteses de um desfecho não catastrófico.

 «Neste documentário único, “David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta”, o célebre naturalista reflete sobre os momentos determinantes da sua vida e as mudanças devastadoras que testemunhou. ... O filme aborda os maiores desafios que a vida no nosso planeta enfrenta e faz um retrato da perda global da natureza em menos de um século. No documentário assistimos também a uma mensagem de esperança para as gerações futuras, enquanto Attenborough revela as soluções para ajudar a salvar o nosso planeta.»  (daqui)
 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.