quarta-feira, 7 de outubro de 2020

1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI)

De 10 a 18 de outubro de 2020 decorrerá 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI). Esta semana, promovida pelo Projeto Invasoras, pretende ajudar a sensibilizar para o grave problema das espécies invasoras que tanto ameaçam a biodiversidade (e mesmo economia) do nosso país.  A luta contra as invasoras começa por conhecer estas espécies. Informe-se e divulgue. Obrigada.

Abaixo transcreve-se o email de divulgação recebido.


«Escrevemos para fazer um convite e um pedido.

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, mas grande parte dos cidadãos desconhece esta ameaça ambiental. Não temos conseguido fazer chegar o problema ao grande público! E, porém, os cidadãos facilmente contribuem para agravar as invasões biológicas, ou, pelo contrário, também podem ajudar a mitigá-las. É por isso crucial aumentar a sensibilização sobre este tema! Com esse objetivo, estamos a promover a 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI), que decorrerá de 10 a 18 de outubro.

A iniciativa conta com a participação de mais de 50 entidades, entre entidades públicas e privadas, associações, grupos informais, etc., que no seu conjunto organizam durante esta semana mais de 90 actividades, a decorrer de norte a sul do continente e ilhas dos Açores e Madeira. Muitas actividades são online, permitindo a participação à distância. Entre as actividades incluem-se acções de controlo de espécies invasoras no terreno, palestras, cursos de formação, workshops, vídeos, percursos pedestres para mapeamento de espécies invasoras, etc.

Qual é então o convite? E o pedido?

Convite - explore as atividades e inscreva-se na(s) que preferir.

Pedido - reencaminhe esta mensagem para os seus contactos ou partilhe nas redes sociais.

Junte-se à SNEI e contribua para divulgar este problema ambiental a mais cidadãos. Vamos pôr Portugal a falar de Invasoras!

Qualquer dúvida ou questão, por favor, contactem-nos.

Mais informação SNEI:  https://www.invasoras.pt/pt/semana_nacional_especies_invasoras_2020

Lista de actividades SNEI (em actualização): https://www.invasoras.pt/pt/actividades-em-portugal

Nas redes sociais: https://www.facebook.com/InvasorasPt & https://www.instagram.com/invasoraspt/

Até breve,

Hélia Marchante,   Pela equipa das Plantas Invasoras em Portugal - Invasoras.pt, Escola Superior Agrária • Instituto Politécnico de Coimbra, Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Bencanta • 3045-601 Coimbra • Portugal

Invasoras.pt | http://www.facebook.com/InvasorasPt»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.