quarta-feira, 6 de maio de 2020

Qual o papel dos ativistas e iniciativas locais na transição para a sustentabilidade?

Ciclo de Covídeos (7) 

Domingo, 10 de maio, 17h00



ENTREVISTA E DEBATE VIRTUAL COM PEDRO MACEDO
Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável ´

Vídeo disponível em: https://www.facebook.com/covideosdebates/videos/652062988983417/

O QUÊ
Entre acção a nível global e local, haverá certamente espaço para as duas. Tratados internacionais como o Acordo de Paris teimam em ver a sua implementação atrasada, e há mesmo quem julgue que a actual crise ainda vai dificultar mais esse processo. O papel das iniciativas locais não pode portanto ser subestimado – tanto pelos seus resultados concretos (alterações de hábitos de consumo e mobilidade, por exemplo), como pela capacidade de influenciar políticas nacionais com muito maior alcance. A Rede de Transição em Portugal tem como missão «inspirar, encorajar, conectar, e apoiar as comunidades a fazer a transição para comunidades saudáveis, sustentáveis, resilientes e felizes.» É sobre estes aspectos, focando-nos em particular sobre exemplos meritórios, que vamos conversar com Pedro Macedo.

COMO
Basta clicar em  https://us02web.zoom.us/j/83293740331
e seguir as instruções (poderá ser preciso instalar uma pequena aplicação no computador/telemóvel).

QUEM PODE PARTICIPAR
Aberto a todos os que queiram participar, gratuito, de entrada livre, sem necessidade de inscrição.


Pedro Macedo é doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Lisboa. Conhecido activista da causa ambiental, nomeadamente pelo seu papel fundamental na preservação da Reserva Ornitológica do Mindelo (através da associação a que presidiu de 2002 a 2008). É ainda responsável pela investigação-ação no âmbito do projeto internacional Municípios em Transição. Membro do Climate Reality Project, criado por Al Gore. Licenciado em Engenharia Química e pós-graduado em Ordenamento do Território e Sustentabilidade. Foi Diretor na empresa Caderno Verde (onde, entre outros, editou a marcante revista Forum Ambiente). Coordenou o Futuro Sustentável – Plano Estratégico de Ambiente da Área Metropolitana do Porto. Colaborou ainda em diversos outros projectos ligados à sustentabilidade local.

Debate organizado por Nuno Quental com o apoio da Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

Fonte: Email da Campo Aberto 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.