quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Sabe o que espera com a tecnologia 5G?

«Se considerarmos que com a tecnologia atual (3G e 4G) estamos expostos a níveis de radiação electromagnética milhares de vezes acima dos recomendáveis pelo “Building Biology Evaluation Guidelines”, com a tecnologia 5G ficaríamos expostos a níveis milhões de vezes acima do tolerável.

Será que vale a pena corrermos tantos riscos para termos downloads mais rápidos?»

Imagem obtida aqui
Este é um pequeno extrato do artigo "O que é a tecnologia 5G e quais os seus perigos" de Hugo Gonçalves Silva, Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade de Évora, 21 Janeiro 2020, Jornal Económico.

Leia o artigo completo que cita muitas fontes baseadas em estudos científicos. A seguir, mais um breve extracto:

«O estudo dos perigos para a saúde humana da radiação electromagnética usada nas telecomunicações móveis não é novo. Pelo contrário é uma área da ciência bem estabelecida, com mais de cinco décadas de atividade, mas que só agora tem recebido atenção pública, dado os graves perigos que representa a quinta geração de telecomunicações, usualmente referida por 5G.

Existe extensa literatura a denunciar os variadíssimos perigos das telecomunicações móveis e é de estranhar que isto não seja do conhecimento dos centros tecnológicos que a estão a implementar e que, além disso, tal não seja transmitido à opinião pública. »

Uma das fontes referenciadas é a apresentação da Dra Erica Mallery-Blythe , médica e investigadora dos efeitos biológicos da radiação não ionizante, que ocorreu no dia 5 de julho de 2019 na cidade de Bath no Reino Unido, e que está abaixo incorporada (dá para colocar legendas com tradução).

2 comentários:

  1. O lucro sempre acima da verdade e da saúde das pessoas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente assim é, e será, enquanto as pessoas se mantiverem desinformadas e desinteressadas.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.