terça-feira, 23 de julho de 2019

A inteligência das árvores




Árvores Inteligentes - O Documentário

«As árvores são muito mais do que fileiras de madeira à espera de serem transformadas em móveis, edifícios ou lenha. São mais do que organismos que produzem oxigénio ou limpam o ar para nós. São seres individuais que têm sentimentos, conhecem a amizade, tem uma linguagem própria e cuidam uns dos outros. Este documentário explora as várias maneiras pelas quais as árvores se comunicam entre si a partir das observações de um engenheiro florestal, bem como através do microscópio de uma cientista.»

«Baseado do trabalho desenvolvido pelo engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben (autor do livro “A Vida Secreta das Árvores”) e pela cientista Suzanne Simard (professora de ecologia florestal na Universidade de British Columbia, no Canadá), este documentário relata a sua teoria sobre a linguagem sofisticada e silenciosa das árvores, defendendo que, debaixo da terra, ocorrem conexões como as que acontecem em nosso cérebro, uma espécie de “pensamento das árvores”. »


Árvores Inteligentes (Trailer) from Dorcon Film on Vimeo.

Nota de 19/8/2019:  Já não está disponível o documentário completo e legendado - Inteligência Arbórea from Permacultura on Vimeo .  Assim, foi colocado o trailer (vídeo de baixo) e um vídeo didático da BBC, que resume as últimas descobertas na comunicação das  árvores (vídeo de cima); 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.