sexta-feira, 7 de junho de 2019

Europa, está na hora de acabar com a dependência do crescimento

238 académicos pedem à União Europeia, às suas instituições e estados membros para acabarem com a dependência do crescimento e iniciarem uma ambiciosa transição económica para o #postgrowth. Junte o seu nome!

À União Europeia, às suas Instituições e estados membros


«A busca pelo crescimento económico não é ambientalmente sustentável, e não está a conseguir reduzir as desigualdades, fomentar a democracia e assegurar o bem-estar dos cidadãos. Apelamos à União Europeia, às suas instituições e aos estados membros para:

1. Constituir uma comissão especial sobre Futuros Pós-Crescimento no Parlamento da UE. Essa comissão deverá debater ativamente o futuro do crescimento, elaborar alternativas políticas para os futuros pós-crescimento e reconsiderar a busca do crescimento como uma meta política abrangente.

2. Priorizar indicadores sociais e ambientais. As políticas económicas devem ser avaliadas em termos do seu impacto no bem-estar humano, no uso de recursos, na desigualdade e na provisão de oportunidades de trabalho decente. Estes indicadores devem ter maior prioridade do que o PIB na tomada de decisões.

3. Transformar o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) em Pacto de Estabilidade e Bem-Estar. O PEC é um conjunto de regras destinadas a limitar os défices do governo e a dívida nacional. Deve ser revisto para garantir que os estados membros atendam às necessidades básicas dos seus cidadãos, reduzindo o uso de recursos e as emissões de resíduos a um nível sustentável.

4. Estabelecer um Ministério para a Transição Económica em cada estado membro. Uma nova economia que se concentre diretamente no bem-estar humano e ecológico pode oferecer um futuro muito melhor do que aquele que é estruturalmente dependente do crescimento económico.»


Assine a petição 

Fonte e mais informação em: https://you.wemove.eu/campaigns/poscrescimento

Original: https://degrowth.org/2018/09/06/post-growth-open-letter/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.