terça-feira, 28 de maio de 2019

Afogados em plástico

"NÓS FIZEMOS O PLÁSTICO.
NÓS DEPENDEMOS DELE.
AGORA ESTAMO-NOS A AFOGAR NELE"

Imagem obtida aqui
O plástico é um material com propriedades fabulosas e incrivelmente diversificadas, que em muito pode facilitar a vida das pessoas. Os plásticos são polímeros fabricados a partir do petróleo, e as suas propriedades são "desenhadas" à medida das necessidades.

O seu maior problema é o baixo custo. Devido ao baixo custo aliado à moda do descartável, à ambição de ganhar dinheiro e à irresponsabilidade ambiental de governos, empresas e pessoas, os plásticos tornaram-se um problema de poluição de dimensão incalculável, afetando os animais, as plantas, os oceanos, os ecossistemas, as pessoas, ... todo o o mundo.

Em 2017,  já se tinham produzido 8,3 mil milhões de toneladas de plástico. Mas, globalmente, apenas 18% do plástico é reciclado. Cerca de 80% do plástico fabricado está no ambiente ou em aterros. Como se não chegasse, os microplásticos ainda agravam o problema a uma escala que de micro não tem nada!

É urgente acabar com o uso do plástico descartável e com os perigosíssimos microplásticos, e diminuir o uso dos plásticos em geral. Use apenas plástico naquilo que não é possível alternativa.

Na imagem abaixo, vemos um gráfico com a quantidade de plástico produzida por tipo de utilização.

"Atualmente, o maior mercado do plástico são os materiais de embalagem. Estes materiais representam metade de todo o lixo plástico gerado globalmente, a maior parte do qual não é reciclado nem incinerado".

Imagem daqui
A seguir, um vídeo com uma rápida história do plástico, das suas potencialidades e do desastre em que se tornou.  A ciência quando é dominada pela ganância, é um verdadeiro perigo!



Ver também:
https://www.boredpanda.com/plastic-crisis-impact-on-wildlife-national-geographic-june-issue-cover/
https://news.nationalgeographic.com/2018/05/plastics-explained/?beta=true
https://www.nationalgeographic.com/magazine/2018/06/plastic-planet-waste-pollution-trash-crisis/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.