sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O que é o glifosato?

O herbicida químico denominado glifosato, mais conhecido pela marca comercial Roundup (entre muitas outras)  foi objeto de estudo pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Cancro), apresentado em 2015.  As informações que se seguem são excertos traduzidos desse estudo, que pode ser consultado aqui.

Talvez os números nos ajudem a entender como há tanto interesse em manter o negócio num produto que contamina o ambiente (solo, água, plantas, animais,...) , e, consequentemente, as pessoas (ver aqui e aqui, e o vídeo mais abaixo).


«GLIFOSATO
...
1.2.1 Produção
a) Processos de fabrico
O glifosato foi sintetizado pela primeira vez em 1950 como um potencial composto farmacêutico, mas a sua atividade herbicida só foi descoberta quando foi re-sintetizado e testado em 1970.
...
b) Volume de produção
O glifosato é produzido por pelo menos 91 produtores em 20 países, incluindo 53 na China, 9 na Índia, 5 nos EUA e outros na Austrália, Canadá, Chipre, Egito, Alemanha, Guatemala, Hungria, Israel, Malásia, México, Singapura, Espanha, Taiwan (China), Tailândia, Turquia, Reino Unido e Venezuela.
O glifosato está registado para uso em mais de 130 países e é provavelmente o herbicida mais utilizado no mundo, com um volume de produção global anual estimado em aproximadamente 600.000 toneladas em 2008, aumentando para cerca de 650.000 toneladas em 2011, e para 720.000 toneladas em 2012.
...
1.2.2 Usos
O glifosato é um herbicida sistémico de amplo espetro, pós-emergente, não seletivo, que efetivamente mata ou suprime todos os tipos de plantas, incluindo gramíneas, plantas perenes, videiras, arbustos e árvores. Quando aplicado a taxas mais baixas, o glifosato é um regulador de crescimento vegetal e dessecante. Tem usos agrícolas e não agrícolas em todo o mundo.
a) Agricultura
O glifosato é eficaz contra mais de 100 espécies anuais de ervas daninhas e gramíneas de folhas largas, e mais de 60 espécies perenes de ervas daninhas. 
As taxas de aplicação são de cerca de 1,5 a 2 kg/ha para uso pré-colheita, pós-plantio e pré-emergência; cerca de 4,3 kg/ha como spray dirigido em videiras, pomares, pastagens, silvicultura e controle de plantas daninhas industriais; e cerca de 2 kg/ha como herbicida aquático.
Os métodos comuns de aplicação incluem aplicações de pulverização aérea de larga escala,  direcionada ou localizada.
...
b) Uso residencial
O glifosato é amplamente utilizado para controle de ervas daninhas em todo o mundo. Nos EUA, o glifosato foi consistentemente classificado como o segundo pesticida mais usado (após o 2,4-D) no setor de mercado de casa e jardim entre 2001 e 2007, com um uso anual de 2000–4000 toneladas.
c) Outros usos
O glifosato foi inicialmente usado para controlar ervas daninhas perenes em taludes e margens,  beiras de estrada e sob linhas de energia. Também é usado para controlar espécies invasoras em sistemas aquáticos ou alagados. Cerca de 1 a 2% do uso total de glifosato nos EUA destina-se à gestão florestal.
...
6. Avaliação
6.1 Cancro em humanos
Há evidências limitadas em humanos para a carcinogenicidade do glifosato. Uma associação positiva foi observada para o linfoma não-Hodgkin.
6.2 Cancro em animais experimentais
Há evidência suficiente em animais experimentais para a carcinogenicidade do glifosato.
6.3 Avaliação geral
O glifosato é provavelmente carcinogénico para humanos (Grupo 2A)»

Fonte: https://monographs.iarc.fr/wp-content/uploads/2018/06/mono112-10.pdf
Monografias da IARC "SOME ORGANOPHOSPHATE  INSECTICIDES AND HERBICIDES":
https://monographs.iarc.fr/wp-content/uploads/2018/07/mono112.pdf

Abaixo a reportagem Linha da Frente "Erva Daninha" sobre o glifosato (2016).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.