sábado, 30 de setembro de 2017

Juntos pela Amazónia! Sempre!

Felizmente valeu a pena a manifestação dos brasileiros e de muitos outros na defesa e proteção da Amazónia contra leis forjadas para beneficiar os grandes interesses económico!

Há que agradecer a todos os que de alguma forma participaram!

Imagem daqui
«Após inúmeras manifestações de artistas, organizações ambientalistas, lideranças indígenas e da população em geral, o presidente Michel Temer revogou o decreto que extinguia a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça. As autorizações para explorar a área de 4,7 milhões de hectares entre o Pará e o Amapá estavam suspensas desde o fim de agosto por determinação do Ministério das Minas e Energia (MME), mas o decreto continuava valendo.

“O cancelamento do decreto demonstra que, por pior que seja, não há governante absolutamente imune à pressão pública. É uma vitória da sociedade sobre aqueles que querem destruir e vender nossa floresta”, avalia Marcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. “Porém, a Renca é apenas uma batalha. A guerra contra a Amazônia e suas populações, promovida por Temer e a bancada ruralista, continua. É hora de nos unir ainda mais, e dizer basta às negociatas deste governo na área ambiental”, complementa.»

Fonte: Greenpeace Brasil, 25/9/2017

No entanto, há que estar sempre atento, os grandes interesses económicos (diga-se, de algumas pessoas) andam sempre por aí, atacando em várias frentes.

Agora, a luta é contra a exploração de petróleo junto à foz do rio Amazonas:

«Perturbar o bem-estar de animais como baleias, golfinhos, tartarugas e peixes-bois. Correr o risco de contaminar um dos maiores manguezais do mundo, que levariam décadas para se recuperar. Devastar os Corais da Amazônia, antes de a ciência conhecer bem esse ecossistema. Prejudicar a subsistência da população local e, ainda, gerar poucos empregos nas comunidades.   

Caso as empresas Total e BP deem início à atividade petrolífera na bacia da foz do rio Amazonas, esses são alguns dos impactos possíveis. E estão detalhados na publicação lançada hoje pelo Greenpeace Brasil: Amazônia em águas profundas – Como o petróleo ameaça os Corais da Amazônia

Fonte: Greenpeace Brasil,  28/9/2017

Imagem daqui
«Mais de um milhão de pessoas assinaram a petição, dezenas de cientistas assinaram uma Carta Aberta, e a equipe técnica do governo rejeitou o Estudo de Impacto Ambiental da empresa, no entanto, a Total insiste em tentar explorar petróleo perto dos Corais da Amazônia. “Isso é inaceitável sob qualquer perspectiva, e é hora dela desistir de seus planos. Não podemos permitir que o lucro venha antes da proteção de um ecossistema único e das pessoas que seriam afetadas por um potencial derramamento”, completa Thiago.»

Fonte: Greenpeace Brasil,  28/9/2017

2 comentários:

  1. Boas!

    Da mesma forma que os comentários idiotas e hipócritas do tuga palhaço das NU sobre a "PAZ" não vão servir DE NADA em termos de PAZ... Estas tentativas de EVITAR O INEVITÁVEL APENAS SERVEM PARA ALONGAR NO TEMPO - QUE HÁ-DE VIR - O MERECIDO FIM PARA O ANIMAL UMANO.

    Mas se há coisa que me diverte é contemplar a ILUSÃO que cega a MANADA UMANA.

    Continuemos então...
    voza0db

    ResponderEliminar
  2. Agora é que dei conta de um detalhe! Só espero que aquela coisa preta que está no chão não seja feita de plástico ou outros derivados do petróleo!!!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.