sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Microesferas de plástico

O vídeo de 2 minutos "Microbeads" de The Story of Stuff (abaixo, tem legendas), mostra como as minúsculas microesferas plásticas, presentes em vulgares produtos de higiene, escoam pelo ralo até aos nossos rios, lagos e oceanos.

«Hoje, um número significativo de produtos de higiene pessoal, tais como esfoliantes e cremes dentais, são conhecidos por conter milhares de minúsculas esferas de plástico, chamadas microplásticos ou, mais especificamente, microesferas. Ao longo dos anos, as microesferas têm substituído as alternativas biodegradáveis tradicionais, tais como cascas de amendoim e cristais de sal.

As microesferas usadas em produtos de higiene pessoal são feitas principalmente de polietileno (PE), mas também podem ser feitas de polipropileno (PP), polietileno tereftalato (PET), polimetilmetacrilato (PMMA) e nylon. Quando os produtos são lavados pelo ralo após o uso, as microesferas fluem através dos sistemas de esgoto em todo o mundo, antes de seguir o seu caminho em rios e canais e, finalmente, ir direto para os mares e oceanos, onde contribuem para a sopa de plástico (plastic soup). Tipicamente, os microplásticos são definidos como: pedaços de plástico ou de fibras, medindo menos do que 5 mm. As microesferas encontradas em produtos de higiene pessoal são quase sempre menores do que 1 mm.»


«Minúsculas partículas de plástico têm sido adicionadas a possivelmente milhares de produtos de higiene pessoal vendidos em todo o mundo. Essas microesferas, dificilmente visíveis ao olho nu, fluem direto do ralo do banheiro para o sistema de esgoto. As estações de tratamento de águas residuais não são projetadas para filtrar microesferas e essa é a principal razão pela qual, no final das contas, elas contribuem para a Sopa de Plástico (Plastic soup) que fica girando pelos oceanos do mundo. Criaturas marinhas absorvem ou comem as microesferas. Essas microesferas são passadas ao longo da cadeia alimentar marinha. Uma vez que os seres humanos estão, em última instância, no topo dessa cadeia alimentar, é provável que nós também estejamos absorvendo microesferas a partir dos alimentos que comemos. Microesferas não são biodegradáveis e, uma vez que elas entrem no ambiente marinho, são impossíveis de se remover.» 


Saiba mais sobre a campanha Beat the Microbeads em: http://www.beatthemicrobead.org/pt/

Em Portugal, alguns produtos com microesferas de plástico: aqui e aqui; Alguns produtos sem microesferas de plástico aqui (dados de fev.2015) . Para vários países, ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.