sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O amigo açafrão-da-terra

«O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.
Imagem obtida aqui
Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.»
Fonte: Wikipedia

Não confundir o açafrão-da-terra com o açafrão-verdadeiro, condimento caríssimo extraído das flores da planta Crocus sativus.

Já nos diagramas apresentados por William Li na mensagem "Comer para matar o canco à fome", o açafrão-da-terra (turmeric) aparece como um alimento anti-angiogénico (anti-cancro).

Cada vez são mais numerosos os artigos que dão conta dos inúmeros benefícios para a saúde desta poderosa raiz amarela, como por esxemplo este texto de 2014:
tradução do original em inglês de "Authority Nutrition", onde os estudos de base estão em números com os links.

"Vários estudos - a maioria originários da Índia, Europa e Austrália - mostram que o açafrão-da-terra, e especialmente a sua componente curcumina, podem ajudar a prevenir ou tratar uma ampla gama de tipos de cancros, doenças inflamatórias, problemas auto-imunes, doenças neurológicas, incluindo a doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares, diabetes e neuropatia diabética, entre outras doenças metabólicas."
Fonte: David Templeton / Pittsburgh Post-Gazette "Research points to health benefits of turmeric", 2/6/2015

Claro que não será "A Cura para todos os males", como se intitula o vídeo abaixo, que, no entanto, vale a pena ver. O bom senso deve imperar e os exageros evitados. Como em tudo, há que ter precauções e assegurar-se de que não será desaconselhado consumir este condimento (ver, por exemplo, aqui e aqui).




Nota: "curry" = caril
Alguns dos estudos sobre as propriedades do açafrão-da-terra são referidos em:
http://ligadasaude.blogspot.pt/2011/07/o-poder-do-acafrao.html
https://umm.edu/health/medical/altmed/herb/turmeric


2 comentários:

  1. Cá em casa, além de alguns pratos específicos, usamos bastante no arroz. Muitas vezes em vez do simples arroz branco, fazemos arroz com açafrão e algumas vezes acrescentamos frutos secos... sabe bastante bem e pelos vistos é saudável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia

      Tenho usado bastante mais o açafrão nos últimos anos, no arroz e em legumes gratinados ou estufados, liga bem com muitos pratos. E junto quase sempre a pimenta preta, qu potencia o efeito benéfico.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.