domingo, 22 de março de 2015

"Fluxo: Por Amor à Água" (Dia Mundial da Água)

Flow: For Love of Water  (Fluxo: Por Amor à Água), documentário de Irena Salina, 2008:

"Documentário premiado Irena Salina que investiga o que os especialistas consideram a questão política e ambiental mais importante do século 21 - A Crise Mundial da Água.

Salina constrói um caso contra a crescente privatização das cada vez menos abundantes reservas de água doce do mundo, com um foco intrépido sobre política, poluição, direitos humanos, e o surgimento de um cartel mundial dominador da água.

As entrevistas com cientistas e ativistas revelam de forma inteligente a crise em franca ascenção, à escala global e humana, e o filme apresenta muitos dos responsáveis governamentais e corporativos por trás da "caça à água" (watergrab), enquanto coloca pergunta: "PODE ALGUÉM SER DONO DA ÁGUA?"

Fonte: Tradução livre de http://www.flowthefilm.com/about


Sobre as consequências da privatização da água, veja também o documentário Ouro Azul, de 2008.

Em 28 de Julho de 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 64/292, declarou que o direito à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial para o pleno gozo da vida e do exercício de todos os direitos humanos. Esta resolução foi aprovada por 122 países, com 41 abstenções, nos quais se incluem os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e o Japão (comunicado da ONU aos media aqui)

E se não quiser esperar para ver o que acontece com a privatização da água em Portugal, que está já com a legislação encaminhada para o efeito, assine a Petição Privatização da Água a Referendo e/ou subscreva a Iniciativa Legislativa de Cidadãos PROTECÇÃO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COMUNS À ÁGUAS (Manifesto aqui).

Nota: esta mensagem foi inicialmente publicada em 09/09/2012 com o título "Right to Water – A Água é um Direito Humano", e republicada em 22/03/2015, Dia Mundial da Água, com o título do filme que apresenta.

2 comentários:

  1. Boa Manuela!

    Assim já me respondeste aquilo que te perguntei. Entrei em contacto com as pessoas que lançaram a ILC que me reponderam:

    "Qual a probabilidade de a ILC ser aprovada? Há uns meses atrás, e disso demos nota pública, reunimos com os partidos políticos com assento parlamentar, designadamente com o PCP, BE, Verdes e PS. Não tivemos resposta do PSD e CDS-PP ao pedido de audiência. O PCP, BE e Verdes afirmaram o seu apoio; os deputados do PS disseram que concordavam mas que decidiriam o sentido de voto na altura da entrada da ILC. Este é pois o quadro. Para nós sempre foi claro, desde o início que, mais importante do que a aprovação/reprovação da Iniciativa Legislativa, o que estava em causa era aproveitar um instrumento de participação em torno do qual fosse possível mobilizar a vontade e a opinião de dezenas de milhares de portugueses e nesse sentido, confrontar o poder politico com as suas responsabilidades. È isso que representa a ILC: uma proposta, mas principalmente, um instrumento de debate e esperemos de consciencialização e mobilização cívica. Importa dizer que esta campanha não está dependente nem se esgota na ILC. O objectivo é que possa continuar com muitas outras iniciativas combatendo a privatização da água e dos serviços públicos de águas.

    Como temos referido, este é um projecto que enfrenta muitos e poderosos interesses que querem a privatização.

    Mas este é apenas mais passo numa longa batalha que é necessário continuar, na certeza de que se assim fizermos, mais cedo que tarde, conseguiremos derrotar os intentos daqueles que ambicionam tornar-se donos da água e por essa via, controlar a vida de milhões de seres humanos. Não deixaremos que comercializem a nossa vida!"

    Vou assinar e divulgar a ICE, claro.

    beijinhos para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá aNaTureza

      Pois não consegui chegar às respostas ás tuas perguntas, mas penso que acabaste agora de esclarecer que a ILC está na mesma esfera da ICE: são instrumentos de debate, discussão e alerta, praticamente sem poder por si sós. Mas através desse debate e trazendo o assunto a público, quem sabe não ganhem algum poder.

      Muito obrigada e um beijinho :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.