segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Somos todos sementes



Mensagem de Vandana Shiva para 2015 - o Ano Internacional do Solo


«Quero saudar-vos no ano que começa. Um ano que foi declarado o Ano do Solo, o ano das nossas própria fundações, das nossas próprias raízes; O ano em que as sementes que semeamos de esperança e amor, das sementes que semeamos de abundância e criatividade, são as sementes que se multiplicam e mostram o caminho a seguir, não só para cada um de nós, mas também para o mundo que relutantemente continua cego. E no Ano do Solo, celebremos as conexões entre a Mãe Terra e de nós mesmos; Afinal, somos feito de terra - somos feitos de solo.
...
Não vamos permitir que as corporações convençam toda a gente de que são "pessoas". As corporações são construções jurídicas, é esse o seu lugar. As pessoas, através de processos democráticos, deram-lhes permissão para atividade económica que seja sustentável, justa e que respeita a dignidade da vida neste planeta, a vida de todos os seres vivos e dos seres humanos.  Quando as corporações processam estados, como o Estado de Vermont (EUA) ou o Condado de Maui (Havai, EUA), porque Maui disse "Queremos ser livres de OGM" e porque Vermont disse "Queremos saber o que comemos", usando o argumento de as corporações serem pessoas, isto são ilusões atingindo o pico mais alto. Vamos criar uma realidade com as regras da realidade, a realidade dos processos ecológicos da vida no planeta, a realidade das nossas vidas, a realidade da democracia a que damos forma. Este desafio da democracia será o mais importante de 2015. Estejamos unidos, fortes e alegres.

...
Vamos continuar a criar um outro mundo que estamos semeando, semente a semente, centímetro a centímetro de solo, pessoa a pessoa, comunidade a comunidade, até que todos neste planeta sejam abraçados num círculo, numa vida que ressurge e num amor ressurgente. Nós não vamos desistir.»

Vandana Shiva, "We Are All Seeds"

3 comentários:

  1. Todos somos sementes
    Para além de um alerta, é um bom lema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho um bom lema! Somos todos sementes, precisamos é de algumas condições para germinar. Mas haja esperança, há sementes que até germinam no alcatrão :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.