sábado, 27 de dezembro de 2014

Desodorizante caseiro - tão fácil!

Para além dos produtos químicos que ingerimos nos alimentos, quer nos processados (conservantes, corantes, aromatizantes, emulsionantes,  etc. etc.)  quer nos produtos oriundos da agricultura e pecuária convencional (herbicidas, inseticidas, fungicidas, hormonas, antibióticos, etc., etc), somos diariamente expostos, através da pele a dezenas de produtos químicos.  São os champôs, os amaciadores, os cremes, os dentífricos, os desodorizantes, os perfumes, etc.

Mas vamos-nos focar nos desodorizantes.   Um desodorizante, como a palavra diz, é um produto que serve para remover o odor; da transpiração, claro. E o que faz o mau odor da transpiração? as bactérias que se desenvolvem no suor, se forem criadas as condições para isso. Um anti-transpirante é um produto que impede a transpiração. Por norma, a substância usada para impedir a transpiração é o alumínio (na forma de cloridrato de alumínio). Mas o corpo precisa de transpirar para eliminar toxinas, se não o fizer, está a retê-las. Portanto, o melhor é esquecer logo estes produtos.

Voltando aos desodorizantes, há muitas soluções fáceis para fazer em casa desodorizantes perfeitamente funcionais. Com as mais variadas consistências e formas. Em vez de álcool, parabenos, triclosan, ftalatos, propilenoglicol e outras maravilhas do nosso tempo...., podemos usar produtos facilmente existentes... ali na cozinha. Como limão, óleo de côco, bicarbonato, amido.

A receita (de coco) que aqui deixo já experimentei e recomendo:

5 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de óleo de amêndoas doces
3 colheres de sopa de amido de milho (tipo Maizena ou, de preferência, de marca nacional)
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (em pó fino)
12 a 15 gotas de óleo essencial de alecrim (opcional)

Abaixo dos 25ºC, o óleo de coco está sólido, pelo que será preciso amorná-lo em banho-maria para o derreter ligeiramente e facilitar a mistura com o amido de milho e com o bicarbonato de sódio. Quando já está meio sólido (para evitar a separação dos ingredientes), colocar numa embalagem, de preferência a reutilizar.  No tempo quente, o desodorizante fica líquido, pelo que o melhor é guardá-lo no frigorífico, e tirá-lo algum tempo antes de utilizar.  A inclusão de óleo de amêndoas doces  amacia o desodorizante no inverno. 

Há muitas alternativas, à base de óleos ou de infusões, com ou sem óleos essenciais (eucalipto, tea tree, alfazema,...). Alguns exemplos aqui.  E há também quem utilize e diga maravilhas da pedra de alúmen. No entanto, não deixa de ter alumínio (sulfato duplo de alumínio e potássio) e parece-me que atua mais como anti-transpirante do que apenas como desodorizante, mas é assunto que não domino; assim, aplico o princípio da precaução.

Entretanto, conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene comerciais neste artigo do Portal eCycle.

6 comentários:

  1. Viva Manuela,
    Por aqui costumamos fazer um desodorizante caseiro só utilizando o amido de milho, o bicarbonato de sódio e as gotas de óleo essencial. É super fácil e até agora temos gostamos bastante, mas claro não somos especialistas! Por isso, é bom conhecermos outras receitas! Agradecemos esta e todas as anteriores partilhas para que possamos despertar para a sustentabilidade :)
    Um abraço e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Faroleco

      Pois, há muitas receitas diferentes, há mesmo quem use só vinagre ou sumo de limão diluído, mas o aroma e textura do óleo de coco dão logo outro "conforto". Além de hidratar, claro. É bom, estarmos sempre a aprender, e partitlhar. Eu também não sou especialista, claro :)

      Muito obrigada e um excelente 2015

      Eliminar
  2. Bom dia! Onde posso comprar o óleo de coco e o óleo essencial de alecrim? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, boa tarde

      Julgo que pode encontrar em qualquer loja de produtos naturais ou ervanário.

      Bom ano novo

      Eliminar
  3. Para quando uma receita de shampoo caseiro?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Boa tarde, Margarida

      Espero que no próximo ano. Mas só depois de experimentado e aprovado :)
      Entretanto, fica
      aqui uma receita que estou para experimentar.

      Bom ano novo

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.