quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Contra o TTIP (Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento)

Não fiquem indiferentes ao que se passa quando as grandes multinacionais (corporações) dos dois lados do Atlântico conseguem que os governos negoceiem em seu nome, para poderem aumentar os lucros à custa de diminuir a qualidade de vida dos cidadãos, da proteção do ambiente e dos animais. 
Isto é feito através da desregulamentação, e se este TTIP for para a frente, e está a andar a largos passos, são a soberania das nações, os direitos das pessoas, dos animais e do ambiente que vão sair MUITO prejudicados, a favor do lucro das multinacionais. 

«A União Europeia pretende em breve para assinar dois acordos comerciais de longo alcance: um com os Estados unidos (TTIP = Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) e outro com o Canadá (CETA = Acordo Económico e Comercial Global Canadá-UE).  A versão oficial é que vão criar empregos e aumentar o crescimento económico. No entanto, os beneficiários desses acordos não são de facto os cidadãos, mas as grandes multinacionais.» (daqui)



«De acordo com as notícias das negociações, eis o que está em causa para os países da União Europeia :

PROTECÇÃO AMBIENTAL: Diminuição dos padrões de protecção ambiental. Autorização da exploração de gás de xisto (fracking) . Venda de produtos com químicos não testados. Desregulação dos níveis de emissões no sector da aviação.

SEGURANÇA ALIMENTAR: Concorrência agressiva das empresas agroindustriais dos EUA. Autorização dos Organismos Geneticamente Modificados. Utilização de hormonas de crescimento na carne. Desinfecção de carne com cloro.

EMPREGO: Falsas promessas de um aumento do número de postos de trabalho. Aumento do desemprego em vários sectores, não estando prevista a atenuação dos efeitos negativos da Parceria. Diminuição dos Direitos Laborais e salários. Aumento da precariedade.

SAÚDE: Aumento da duração das patentes dos medicamentos,impossibilitando a venda de genéricos a preços mais acessíveis. Serviços de emergência poderão ser privatizados. Venda de produtos com químicos não testados.

LIBERDADE E PRIVACIDADE: Tentativa de ressuscitar a ACTA. Violação da privacidade e liberdade de expressão. Transformar os fornecedores de internet numa força policial de vigilância privada do sector empresarial. Bloqueio de projectos de investigação. Fortalecimento dos Direitos de Propriedade Intelectual.

SERVIÇOS FINANCEIROS: Liberalização e desregulamentação dos serviços financeiros. Maior participação do sector financeiro no processo legislativo. Maior liberdade na criação de novos produtos financeiros. Maior facilidade de deslocação dos bancos para países com impostos mais baixos.»

ESTE ASSUNTO É MUITO SÉRIO E PREOCUPANTE, NÃO IGNOREM! Assinem esta petição, ajudem-na  a chegar a 1 milhão de assinaturas em http://stop-ttip.org/  ou em http://www.nao-ao-ttip.pt/:

"Apelamos às instituições da União Europeia e seus estados membros que suspendam as negociações com os EUA acerca do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (APT, ou TTIP em inglês) e que não assinem o Acordo Económico e Comercial Global (CETA em inglês) com o Canadá.

Queremos impedir o TTIP e o CETA porque contêm vários aspetos sensíveis, como, por exemplo, a resolução de litígios entre estados e investidores e as normas para a cooperação legislativa, que constituem uma ameaça para a democracia e a função do direito. Queremos impedir que os nossos elevados padrões de emprego, sociais, ambientais, de privacidade e de proteção do consumidor sejam baixados e que serviços públicos (tais como o aprovisionamento de água) e bens culturais sejam liberalizados em negociações pouco transparentes. A ICE apoia uma política de comércio e investimento alternativa na UE."

Saiba mais em:
http://www.nao-ao-ttip.pt/ (português)
http://parceriatransatlantica.wordpress.com/ (português)
http://ttipsecret.wordpress.com/ (espanhol)
Vídeo sobre o TTIP (inglês): http://youtu.be/Y4OQeekSD6s
Vídeo sobre o CETA (inglês): http://youtu.be/Zd_WQ21iKI8

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.