sexta-feira, 25 de abril de 2014

Democracia? (José Saramago)

"A democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada.José Saramago, do vídeo:



Imagem obtida aqui
"Tenho uma visão bastante céptica do que chamamos de democracia. Na verdade, vivemos sob uma plutocracia, sob o governo dos ricos. Com o neoliberalismo económico, certas alavancas que o Estado detinha para agir em função da sociedade praticamente desapareceram. Não se discute hoje a democracia com seriedade. Foram impostos tantos limites à democracia que se impede o desenvolvimento de outras áreas da vida humana. Veja o exemplo do Fundo Monetário Internacional. Trata-se de um organismo que não foi eleito pela população, mas que controla boa parte da economia internacional."  José Saramago (O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 de Outubro de 2005 In José Saramago nas Suas Palavras.)  Fonte: Outros Cadernos de Saramago

O vídeo foi publicado aqui inicialmente em 19/06/2010, republicado em 25 de Abril de 2012 e em 25 de abril de 2014. Os textos e a imagem foram adicionados em 25/4/2014.

5 comentários:

  1. Ainda há pouco, estive a rever este video, porque concordo tanto com o que ele aqui diz. É sempre triste, quando figuras públicas de quem gostamos, partem. Precisamos muito de pessoas assim frontais, sem medo de dizerem o que pensam. Como ele há bem poucos, tão lúcido e tão frontal...
    E de facto, as pessoas portam-se como se não tivessem nenhuma responsabilidade sobre os problemas existentes.
    "Quem se cala, consente"

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Teresa

    Também acho que há demasiada passividade no mundo e especialmente em Portugal. E tem razão, quem cala consente, o ditado é velho mas sempre actual!
    Por que não consentimos, não nos calamos por essa blogosfera. Continuemos!

    ResponderEliminar
  3. Amiga Manuela!

    Obrigada por não esquecer José Saramago e ainda por mostrar as suas múltiplas facetas.
    De escritor, pensador, orador... tantas outras... mas acima a de humanista.
    Imortal será!

    Beijinhos


    PS- Num dia de tristeza profunda pelo falecimento de mais uma pessoa que tanto admirávamos. António Feio.

    ResponderEliminar
  4. Estou a comentar e a ouvir os representantes dos vários partidos em tempo de antena. Quando liguei a TV, aqui em Londres, apareceu-me o canal da TVI, que nem costumo ver, mas como o momento era de ouvir..., ouvi as falsas promessas de Passos Coelho. Revoltante! Não tendo nada (mas tendo tanto) que ver com o vídeo aqui postado por Si, Manuela Araújo, gostaria de felicitá-la porque..., cada vez mais desiludida, dá-me um certo conforto saber que entre os Portugueses há pessoas que continuam a chamar a atenção de quem lê o que escrevem para "outros valores mais altos", alheias a promessas e dispostos a mudar mentalidades, a mudar Portugal! Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Letra

      Fico muito grata pelas suas palavras. Pois o alheamento em relação ao que importa mesmo é que me levou a já ter publicado este vídeo 3 vezes. São palavras duras para quem não quer ver a realidade, mas sábias. Tal como Saramago disse, aprendi a não tentar convencer ninguém, mas apenas a tentar informar e favorecer a reflexão. Mas é um processo lento, muito lento.

      Muito obrigada e um grande beijinho

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.