sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Alterações Climáticas 2014: Mitigação": Mudanças drásticas no setor energético são imperativas (IPCC AR5)

No passado dia 12 de abril, foi aprovado em Berlim o relatório sumário para decisores políticos "Alterações Climáticas 2014: Mitigação", contribuição do Grupo de Trabalho III para o 5º Relatório de Avaliação do IPCC (AR5), que está disponível em http://report.mitigation2014.org/spm/ipcc_wg3_ar5_summary-for-policymakers_approved.pdf

A versão final  do relatório técnico, de 17/12/2013,  que foi aceite, mas não aprovada em detalhe na "12 ª Sessão do Grupo de Trabalho III e a 39 ª Sessão do IPCC", e que consiste na avaliação científica, técnica e sócio-económica completa, pode ser lida em http://mitigation2014.org/report/final-draft/

Percentagem de emissões de GEE por setores de atividades, 2010; a) Percentagens de emissões diretas por setores e indiretas do setor de energia; b) Percentagens de emissões diretas e indiretas por setor da economia,  com as contribuições do setor energia atribuídas ao setor económico final. IPCC-AR5 (relatório técnico). Nota: AFOLU= agricultura, silvicultura e outros usos do solo.

De entre as várias conclusões do relatório técnico, destaco as seguintes:
  • "A sociedade precisa tanto de mitigação como de adaptação à mudança do clima, se quer efetivamente evitar impactos climáticos prejudiciais"
  • "Sem novas políticas de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), estas irão crescer em todos os setores, exceto as emissões de CO2 no setor uso da terra"
  • "O setor de fornecimento de energia é o maior contribuinte para as emissões globais de gases de efeito estufa"
  • "A estabilização das concentrações de gases de efeito estufa em níveis baixos requer uma  transformação fundamental dos  sistemas de energia, incluindo, a longo prazo, a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e tecnologias neles baseadas e sua substituição por alternativas de baixas emissões de GEE."
Histórico das emissões de GEE antropogénicas derivadas da queima de combustíveis fósseis, da indústria do cimento, e da silvicultura e outros usos do solo, nas cinco maiores regiões. IPCC-AR5 (relatório técnico)
Este é o 3º relatório do AR5 tornado público, depois de "Alterações Climáticas 2013: Ciência Climática" do Grupo de Trabalho I (setembro 2013), e que demonstrou que o estado atual e os cenários de futuro são bem mais gravosos que os previstos em 2007 no AR4 (ver aqui), e do relatório "Alterações Climáticas 2014: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades", do Grupo de Trabalho II (março 2014).)

Total anual de emissões de GEE antropogénicas (GtCO2eq/yr) por grupos de gases 1970-2010, IPCC-AR5 (relatório técnico)

Segundo este artigo e este, o relatório sumário para políticos "diluiu" ou "censurou" as conclusões do relatório técnico,  sobretudo no que respeita às medidas respeitantes aos combustíveis fósseis...  tal não me admiraria nada, mas não posso confirmar pois ainda não li integralmente esse sumário para políticos.

2 comentários:

  1. Olá Manuela!

    Continua tudo na mesma pelo que se pode ver! E tudo continua na mesma porque os indivíduos não mudam!

    Já li de cruz o sumário para os políticos! Continuam com a treta da energia nuclear! Se estupidez começar a ser taxada muita malta tem que declarar falência!

    Nem indico os artigo que escrevi no meu blogue sobre o "Mito do Nuclear" pois não tenho canudo, e a malta só liga às tretas de quem tem canudo.

    Assim deixo esta ligação escrita por malta com canudos!

    De pouco servirá... Simplesmente porque cada indivíduo nada faz para mudar!

    Somos animais de reacção e não de Acção! Pelo menos a Maioria... E no nosso caso as maiorias é que contam.

    Abr
    VOZ

    ResponderEliminar
  2. Olá Voz

    Pois também reparei nisso! Essa do nuclear é uma grande falácia! Querem a todo o custo manter o consumismo e o dito "crescimento", não conseguem mudar o pensamento para outro comprimento de onda... ou não querem!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.