domingo, 2 de março de 2014

O regresso à terra (Vandana Shiva)

6 comentários:

  1. Entre a compreensão da necessidade e o regresso necessário, não sei se haverá tempo!

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela...

    Não me parece que os portugueses estejam muito virados para esta conversa do "regresso à terra".
    Primeiro porque sentiram o cheiro do dinheiro fácil (via cidades)...
    Segundo porque hoje existe a extirpação que nós (riquinhos) etiquetamos de "voos low-cost", como tal é mais fácil voar daqui para fora do que ir para a terra castigar o corpo!
    Terceiro porque já várias gerações foram formatadas para não saber sequer distinguir uma planta, um furto, etc
    Quarto porque já várias gerações estão programadas para estudarem até ao grau de doutor (pouco importa de quê) e tudo muito bem pago, não é de esperar que estes canudos todos vão a correr para a terra e desistir da ILUSÃO!
    Quinto a maioria continua a não querer aceitar a realidade que se está a revelar.

    Podia continuar mas já chega de massacre!

    Como já escrevi tantas vezes, e repito, seremos FORÇADOS A MUDAR, não mudaremos por LIVRE INICIATIVA.

    Abr
    VOZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho que a coisa vai mais pela "indignidade" associada a quem trabalha a terra. Digo mais, para muitos portugueses a sua origem camponesa é vivida com vergonha. E já agora como seria esse regresso á terra, "ser camponês é uma vocação de pobreza", como dizia Salazar?

      Eliminar
    2. "ser camponês é uma vocação de pobreza" dentro do universo fechado do sistema monetário e das suas regras, sem dúvida que o trabalho na terra é sinal de pobreza, pelo menos para aqueles que não recebem subsídios estatais!

      O que referes sobre vergonha e indignidade está associada ao actual conceito do que é ser HUMANO... E do que é ser DESENVOLVIDO... E é graças a profundos e graves desvios no que consideramos ser estas coisas, que temos o Planeta o que temos....

      Os três suportes básicos de vida estão contaminados: Ar, Água e Terra estão de tal forma contaminados pelas nossas loucuras químicas e físicas que lentamente já conseguimos observar os seus efeitos em nossos sistemas biológicos. Desde a descoberta do petróleo e do desenvolvimento da indústria química a ele associada e não só, que a intoxicação tem sido crescente e grave!

      Entramos agora noutra fase ainda mais alucinada: A Era do NANO! E sem nem com o giga nós somos capazes de compreender as suas implicações nos sistemas biológicos, imagina o que será com o nano...

      Quanto à questão de como seria o regresso à terra, é simples FORÇADO! Viver em cidades é insustentável e biologicamente perigoso... E eu vivo numa! Lá está apenas FORÇADO lá irei para a Terra! Pois actualmente para ir para a TERRA é igualmente necessário o acesso a massa financeira suficiente pois tudo está devidamente controlada pelos DONOS!

      VOZ

      Eliminar
  3. " Ser camponês é uma vocação de pobreza", era a opinião de Salazar. Ainda hoje a agricultura regista uma alta taxa de suicídio.
    “Em cada 100 euros gastos na compra de alimentos apenas oito euros chegam ao bolso do agricultor. Esta é uma das principais conclusões de um estudo apresentado ontem em França pelo ministro da agricultura, Stéphane Le Foll------------------------------------------ Em Portugal, e de acordo com uma análise feita pelo Expresso junto de vários grupos de produtores, há situações em que o preço sobe dez vezes desde a produção à mesa do consumidor. Com a particularidade de os custos de produção (como os combustíveis, as rações ou os fertilizantes) no agricultor não terem parado de subir nos últimos anos.”

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/em-cada-100-euros-de-compras-de-alimentos-so-oito-chegam-ao-agricultor=f767215#ixzz2CTiaKbny

    ResponderEliminar
  4. Para uns passará pelo regresso à terra, para outros passará por outras vias mas a mudança nos nossos estilos de vida é urgente e começa em cada um de nós!!!
    Vamos ficar a seguir
    Saudações

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.