quinta-feira, 6 de março de 2014

Agricultura biológica - algumas dicas muito básicas

Horta experimental em mandala
Estas são umas dicas mesmo muito básicas, de principiante para principiante em agricultura biológica! Se já é entendido na matéria, por certo não vai aprender aqui, mas pode dar as suas sugestões e correções em comentário.

O princípio fundamental da agricultura biológica  é o respeito pela natureza e a estrita proibição de pesticidas ou adubos químicos de síntese. O solo é também um dos pilares fundamentais: ao contrário da agricultura "tradicional" que empobrece e mata o solo, com a prática da agricultura biológica o solo é enriquecido. Toda a matéria orgânica não consumida é devolvida ao solo (e mesmo parte da consumida: o estrume). Com compostagem ou sem compostagem (adubação verde).

A agricultura biológica baseia-se na biodiversidade: para além de  certas plantas atuarem como "defensoras" ou "ajudantes" de outras (consociações), se ocorrer uma devastação de uma espécie, por doença, praga ou intempérie, há uma grande probabilidade de outras espécies resistirem e não haver grandes perdas.

Abelhão na for da couve
 A agricultura biológica depende de uma miríade de insetos polinizadores, como as abelhas, e de insetos predadores de outros insetos "vegetarianos", cujo exemplo paradigmático é a joaninha, uma feroz devoradora de pulgões e outras pragas que atacam as plantas. Por isso, e porque a joaninha é extremamente sensível e só aparece onde não há aplicação de pesticidas, ela é usada como símbolo na agricultura biológica. Para os atrair, certas flores (como os cravos-de-tunes) e as plantas aromáticas  são fundamentais.

(texto extraído daqui, onde também falei de agricultura natural e ecológica)
 
Para quem se quer iniciar na agricultura biológica, ficam aqui algumas dicas básicas, bem como algumas fotos da minha primeira horta, que iniciei em Dezembro de 2011. Mas sem dúvida que um pequeno curso teorico-prático é uma grande ajuda para começar bem. 

Canteiro coberto com palha
Solo: Para além das características físicas (textura, estrutura,...), ou químicas (pH, nutrientes - azoto, fósforo, potássio,...), as características biológicas do solo são importantíssimas. O solo é composto por materiais inorgânicos, ar, água e matéria orgânica.  A matéria orgânica, essencial, é composta pela parte já decomposta (humus), pela parte em decomposição (chamada parte ativa), pelos restos frescos de seres vivos (folhas, raízes, animais) e pelos próprios seres vivos. A olho nu, pode-se avaliar o seu potencial biológico pela cor - quanto mais escuro, mais matéria orgânica (por norma).

Não se deve revolver o solo a mais de 10 cm de profundidade (há aqui algumas discordâncias, mas ficam para outra altura), porque isso destrói a sua biocapacidade. Também não se deve deixar o solo que foi revolvido às intempéries: sempre que possível, deve ser coberto com palha ou outras plantas usadas para a adubação verde, protegendo-o do sol e da erosão.

Fertilização do solo: através do estrume ou composto (resultante da compostagem doméstica ou industrial de resíduos orgânicos). Deve-se ter cuidado com a altura da fertilização, especialmente se for feita com estrume, pois se as plantas estiverem já semeadas ou plantadas não deve ser usado o estrume, e o composto só com precaução, dependendo da espécie e da fase (vegetativa ou reprodutiva). O estrume deve ser sempre usado algum tempo antes da plantação, para não causar choque às plantas e para dar tempo que bactérias fecais nocivas morram.

Cravos-de-tunes e cosmos
Adubação verde: certas plantas são muito úteis para enriquecer o solo através da sua trituração e incorporação no mesmo, especialmente leguminosas, que vivem em simbiose (nas raizes) com micro-organismos (Rhizobium) que sintetizam compostos de azoto a partir do azoto do ar. Servem também para cobrir o solo protegendo-o.
- A tremocilha, uma leguminosa, é um bom exemplo para adubação verde, que deve ocorrer após a floração, mas antes da vagem ter sementes desenvolvidas. Corta-se, deixa-se secar cobrindo a terra, e  depois incorpora-se na mesma.
- Os cravos-de-tunes (ou cravos xaropes) são óptimos para bordadura e para afastar certas pragas. Devem ser enterrados na terra após o seu ciclo anual, pois ajudam a manter afastados do solo nemátodos indesejáveis.

Borboleta-zebra nas zínias
Biodiversidade: A biodiversidade na horta é essencial para que haja maior resistência a picos de clima ou a pragas. Mesmo as ervas a que chamamos daninhas ou infestantes têm o seu papel: umas são comestíveis (beldroegas, ançarinha-branca), outras enriquecem a terra (trevo), outras são excelentes "pesticidas" (urtiga), outras aceleram a compostagem (urtiga, consolda) e muitas são medicinais (dente-de-leão, labaça, quelidónia-maior, carrajó, urtiga).
Os melros e estorninhos comem caracóis e lesmas,  mas precisam de ser chamados com certas árvores de fruta, como por exemplo ameixoeiras. Há que deixar uma parte dos frutos para os pássaros que ajudam a combater certas pragas; mais vale perder parte dos frutos do que a produção. 

consociação alho-francês, alface, cenoura, couve
Consociação: aproveitamento do mesmo terreno, por duas ou mais culturas diferentes, na mesma época. Muitas espécies podem ser associadas entre si, porque se beneficiam mutuamente - consociações favoráveis ou positivas. Mas também há consociações  desfavoráveis ou negativas.
As flores e plantas aromáticas são essenciais nas hortas para atrair insectos úteis e para repelir pragas.  Veja tabelas de consociações aqui, e relacionados com plantas aromáticas e insetos no Cantinho das Aromáticas  e exemplos aqui.
- A hortelã é uma planta muito útil para afastar insectos indesejáveis, mas deve estar plantada em vaso porque é invasora.
- A erva príncipe é um óptimo repelente de insectos indesejáveis (sobretudo para quem tem cães - ver aqui), e dá para fazer um chá delicioso, mas é bastante sensível ao frio.

Calêndula

-  A calêndula, usada em bordaduras, além de atrair insetos úteis, é repelente de certos insetos nefastos para a horta, e tem ainda a vantagem de ter pétalas comestíveis, que embelezam qualquer salada (usadas sobretudo em "alta cozinha").
- Os cravos-de-tunes (ou cravos xaropes) são ótimos para afastar certas pragas incluindo nemátodos indesejáveis no solo. Podem ser enterrados na terra após o seu ciclo anual.
- Nos pomares, a cobertura do solo com trevo ou azevém é indicada.

Bordadura com flores e aromáticas

Sebes: Vedações de árvores e arbustos que cercam campos agrícolas. São utilizados na agricultura biológica para fomentar a biodiversidade e proteção da erosão causada pelo vento e prevenção da perda de água. A sua altura depende da dimensão da horta, e não a deve ensombrar demais, pois precisa de sol.

Bordaduras:  pequenas sebes ou remates de canteiros com plantas aromáticas ou com flores, com a função de repelir insectos indesejáveis e atrair insectos polinizadores (úteis). Por exemplo, de  alecrim, alfazema,  tomilho,  zíniascosmoscravos-de-tunes, etc. (ver exemplo aqui).

Colhido na horta 
Rotação de Culturas: Uma das práticas ancestrais na agricultura, fundamental na produção em modo biológico, que implica uma alternância de culturas conforme a família, espécie e caraterísticas da planta, de forma a enriquecer o solo e a melhorar as colheitas (veja mais aqui). *

Mais informação sobre agricultura sustentável aqui.

Post publicado em 6/10/2012 e republicado em 6/3/ 2014, adaptado do publicado inicialmente em  Agir pela Sustentabilidade (16/9/2012)

* Adicionado em  6/3/2014

6 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostámos muito! No Alerta Planeta Terra acreditamos que a responsabilidade de preservação do meio ambiente e a mudança necessária para salvar a Terra começa em nós! O nosso lema é Passar a mensagem e multiplicar os gestos. Visite-nos e fique connosco, juntos faremos a diferença!
    Saudações
    Maria Terra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde e muito obrigada, Maria Terra, pela visita e pelo comentário! Irei visitar seu blogue com muito gosto.

      Saudações

      Eliminar
    2. Concordo plenamente com a mensagem. Devemos conhecer e aplicar o conhecimento de gestão de residuos e aplicar os frutos na melhoria de condições para o ambiente. Saimos a ganhar em todos os sentidos, do económioc incluindo a saúde ao ecológico. Bem hajam estes.

      Eliminar
    3. Bom dia. A informação é importantíssima. Para nós em Moçambique onde a base da economia popular é a agricultura, tomar conhecimento como ter maior cuidado com a natureza na produção do auto-sustento é fundamental. Assim o é o conhecimento e a aplicabilidade da gestáo de resíduos, tanto para a economia doméstica como para a ecologia.
      Se cada um de nós fizer a sua parte, um pouquinho que seja, ganhamos todos a nível mundial. As catástofres da natureza talvez reduzissem...??!!!

      Eliminar
  2. Obrigada pela informação!
    Tenho que seguir os links para ver que plantas devo por na bordadura.
    É aplicável em estufa também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Sim, os princípios da agricultura em modo biológico são os mesmos, embora haja situações mais difíceis de aplicar (por exemplo as sebes), sobretudo em produção intensiva, pois o equilíbrio é diferente a as plantas ficam mais sujeitas a doenças. Mas muito se produz em estufas em modo biológico por esse mundo fora.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.