domingo, 15 de dezembro de 2013

Governo do Equador "fecha" ONG Fundación Pachamama

Imagem obtida aqui
Em 1997, e a partir de um pequeno grupo de especialistas em conservação, ecoturismo e desenvolvimento sustentável, nasce a Fundación Pachamama no Equador, como organização irmã da The Pachamama Alliance*.

A Fundação Pachamama desenvolve o seu trabalho no centro-sul da Amazónia equatoriana, tendo como objetivo promover um modelo alternativo e inovador de desenvolvimento, baseado no bem viver e com enfoque no reconhecimento e respeito dos direitos humanos e dos direitos da natureza.

Imagem obtida aqui
Durante 16 anos, a Fundación Pachamama tem trabalhado solidariamente com as organizações indígenas da Amazónia do Equador, na defesa dos seus direitos e das suas terras, tendo desempenhado um papel fundamental no estabelecimento dos Direitos da Natureza na Constituição do Equador.

Esta fundação apoiou a iniciativa Yasuni-ITT para manter inexplorado o petróleo debaixo da terra mais biodiversa do planeta, o campo ITT no Parque Nacional Yasuní, e apoiou a ação judicial da Frente de Defesa da Amazónia no caso Chevron-Texaco.



Imagem do "fecho" obtida aqui
«O Ministério do Ambiente do Equador ordenou, no dia 04 de dezembro, a dissolução da organização ambiental Fundação Pachamama, acusada de interferência nas políticas públicas e de atentar contra a segurança nacional. A cassação da licença da fundação foi baseada na acusação de agressão a autoridades internacionais que assistiram à XI Rodada de Licitações de Petróleo, em Quito, no dia 28 de novembro
                         (Fonte e notícia completa em O Eco:

Imagem obtida aqui
A Fundación Pachamama diz que nenhum dos seus ativistas atuou de forma violenta, mas não teve sequer o direito ao contraditório, pois, pelos vistos o que interessava ao governo do Equador era um motivo para tirar essa ONG do caminho dos exploradores de petróleo na Amazónia.

São muitas as multinacionais a destruir o nosso planeta (e muitos os governos cúmplices), e as do negócio do petróleo parecem ter tudo comprado! Ou quase!

Por isso, acedamos ao pedido de solidariedade internacional da Fundación Pachamama, assinando esta petição Avaaz e difundindo esta mensagem.
#SolidaridadPachamama  


Our Moment In Time from The Pachamama Alliance on Vimeo.

* A The Pachamama Alliance é uma organização que nasceu na sequência de uma visita de um grupo de americanos de São Francisco ao território Achuar, no Equador, em 1995. Os Achuar são um povo indígena que manteve o seu modo de vida tradicional numa região remota da floresta amzónica equatoriana. Durante essa visita, os líderes indígenas propuseram uma aliança aos visitantes, face à sua profunda preocupação com as crescentes ameaças ao seu território e cultura. Assim, depois de voltarem para casa, Bill e Lynne Twist, dois dos membros do grupo, fundaram a "The Pachamama Alliance", uma ONG cuja missão é capacitar os povos indígenas da Amazónia para proteger as suas terras e culturas, e, usando conhecimentos adquiridos nesse trabalho, educar e inspirar as pessoas de todos os lugares a construirem um mundo justo, sustentável e próspero.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.