quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação 2013 - Repensar os sistemas alimentares


"Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis"
é o lema e 
"Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição"
é o tema do

O vídeo promocional da FAO, abaixo incorporado, acaba com a afirmação "É tempo de repensarmos os nossos sistemas alimentares".  É, realmente, mais do que tempo para repensar:

1 - Porque se continua a usar tantos produtos químicos nocivos para a saúde e para o ambiente na agricultura convencional, quando há sistemas agrícolas alternativos, limpos, saudáveis e produtivos?

2 - Será que os alimentos biológicos são mais caros porque não têm subsídios (antes tem de pagar a certificação), enquanto a agricultura que depende de pesticidas perigosos para a saúde, fertilizantes químicos que contaminam o ambiente e grandes máquinas de alto consumo energético é subsidiada em várias frentes devido aos lobbies das empresas biotecnológicas, químicas e do petróleo?

3 - Que, ao contrário do apregoado, os alimentos transgénicos não apareceram para acabar com a fome no mundo, mas para aumentar o lucro das empresas detentoras das patentes, enquanto prejudicam a saúde, contaminam o ambiente, e arruínam agricultores.

4 - Que é preciso mudar a agricultura para sistemas de produção biológica, porque não seguindo o exemplo do Butão, que está empenhado em ter 100% da agricultura biológica?

5 - Que as grandes corporações dos ramos da biotecnologia, das sementes (que vai dar ao mesmo) e das grandes cadeias alimentares, têm de deixar de ter o poder de destruir os agricultores e os sistemas alimentares dos países mais pobres.

6 - Que o verdadeiro problema da fome no mundo não é a escassez de alimentos mas o acesso ao mesmo, acesso esse que tem sido vedado aos mais vulneráveis pela globalização do capitalismo e pela corrupção.

7 - Que, apesar da publicidade enganosa que nos impingem os meios de comunicação de massas, já temos forma de obter informações suficientes para saber que a nossa saúde depende sobretudo da alimentação.

Há mesmo muito para repensar e para mudar, mas que a FAO reconheça que sistemas alimentares sustentáveis são o caminho para que as pessoas sejam saudáveis, parece um bom sinal.

No fundo, nós e os nossos hábitos, a saúde, os animais, as plantas, o ambiente, tudo está interligado!



2 comentários:

  1. Olá fiquei muito feliz em velos com esta filosofia linda com pensamento tão voltado a natureza e em respeito a ela eu sou praticante de um ensinamento único tem muito haver com que vocês estão fazendo falando vivendo, este link é uma musica umas das que eu gosto entre milhares e fala do respeito com a mãe terra.
    ( musica mundo ideal secho-no-i ) e um grande abraço. Roberto Cotrim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roberto e Cotrim, realmente saúde e bem estar dependem da saúde e bem estar da natureza! Não ficou o link, mas julgo que se refere a esta música: Mundo ideal é você quem faz. Muito bonita a música e a mensagem!

      Muito obrigada pela visita

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.