domingo, 10 de março de 2013

Sobre este blogue

Perto de chegar ao 4º aniversário, resolvi escrever sobre a razão de existir deste blogue e a sua missão(no dia 14 direi porque ainda continua a existir):

A missão deste blogue é contribuir para a informação e reflexão sobre a necessidade de mudança de cada um e de todos, no sentido de ajudarem a construir um mundo melhor, mais limpo e mais justo, onde o respeito pela natureza e pelos outros seja a base da sociedade humana.

Para tal, são divulgados conteúdos, a maioria externos, que questionam aquilo que muitas vezes são considerados "dados adquiridos", heranças de uma cultura baseada na economia globalizada e predadora de recursos naturais, que urge mudar na defesa das gerações futuras e da natureza.

São também divulgados exemplos e informações destinados a demonstrar a mudança que já ocorre em tantas pessoas, locais, comunidades. No que respeita à ação, este blogue é complementado pelo no blogue "irmão" Agir pela Sustentabilidade, dedicado a dicas e aos bons exemplos que merecem ser seguidos, onde a colaboração da Sónia da Veiga tem sido preciosa e fundamental.

Os temas abordados são relacionados com ambiente, sustentabilidade, agricultura biológica, permacultura, construção sustentável, economia e sociedade, entre outros. E porque se tem falado tanto de "economia" e "capitalismo" por aqui? porque ao longo destes anos dedicados à temática do ambiente e sustentabilidade cheguei à conclusão que o grande causador da insustentabilidade atual é o modelo económico ocidental que se globalizou, e que se tornou num sistema predador de recursos e da dignidade humana. 

No entanto, não acredito que as grandes multinacionais, ou os governos que elas manipulam e controlam, queiram mudar o estado insustentável do planeta. Acredito sim, que a mudança terá de partir de cada um e de todos, de baixo para cima. E se não for a bem e gradual, será a mal e de repente (o colapso)! Por isso, as "frases célebres" que parafraseio por aqui, resumem-se a duas:

"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco."
Edmund Burke (1729-1797)

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo. Na verdade é a única coisa que o faz."
Margaret Mead (1901-1978)

12 comentários:

  1. Concordo em absoluto com tudo, principalmente com a frase:"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo. Na verdade é a única coisa que o faz." Margaret Mead.
    Ainda bem que existe o seu blog e pessoas que mantem a luta pela vida e as coisas certas, fazendo a sua parte e a diferença num mundo cheio de gananciosos, corruptos e destruídores do próprio planeta!!! Que continue assim e avante!!! Parabéns Manuela!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns Manuela!!!
    Eu cá contínuo leitor assíduo! (:

    ResponderEliminar
  3. Muitos, muitos Parabéns pela energia, iniciativa e partilha deste blog. Gostava de lhe enviar uma mail em privado para saber se estaria interessada em dar uma pequena palestra acerca de sustentabilidade, mas não encontro um contacto. Tenho um projecto em Sintra chamado caminho SOU www.caminho-sou.com, o mail do projecto é caminho-sou@sapo.pt

    Cumprimentos,

    Bruno Campos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Manuela, e contina a sustentabilizar-nos! ;-)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada, Bia, Nelson, Liliana, Bruno e Sónia :)

    Ainda faltam uns dias mas os 4 aninhos estão à porta!

    Um abraço e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. Na altura darei os parabéns!

    Continuo assídua a este cantinho do céu...

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Manuela pelos 4 anos do teu blogue

    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo quarto aniversario e obrigado por tudo o que tenho aprendido graças a ele!

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada, aNaTureza, Octopus e Bruno :)

    Um abraço e continuação de boa semana

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo blog.
    A informação pode salvar nosso país. Precisamos de pessoas informadas e com fortes pontos de opinião para que sejam capazes de argumentar e se defender em uma conversa. Mais importante ainda é, ser capaz de votar naqueles que saibam defender suas opiniões.
    No meu blog eu falo da sustentabilidade e envolvo a ciência e a inovação. Se quiser dar uma olhada fique a vontade.

    Gostei muito do seu. Parabéns!
    Valeu pela sua atitude e que cada vez mais pessoas tenham essa iniciativa!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.