quarta-feira, 20 de março de 2013

"Nossos filhos vão nos acusar"

"Hoje, as crianças são as principais vitimas da ação destrutiva do homem sobre a natureza. Pesquisas mostram que 70% dos casos de câncer estão relacionados ao ambiente, dos quais 40% derivam da poluição e 30% da alimentação. A cada ano, a incidência de câncer na infância aumenta 1,1% na França. Para mudar este quadro e salvar as crianças do futuro incerto que as espera, as iniciativas infelizmente ainda são poucas. Mas numa pequena cidade no sul da França, o prefeito decide resistir à indústria agro-química e instituir na cantina da escola a alimentação a base de alimentos orgânicos." (sinopse obtida aqui)

Num triste dia em que uma criança de 4 anos, aqui de Famalicão, perdeu a batalha que travava há dois anos com a leucemia, volta aqui (agora completo) o documentário francês de Jean-Paul Jaud, 2008, com o título original "Nos Enfants Nous Accuseront":

8 comentários:

  1. Manuela,

    Não posso estar mais de acordo contigo,

    Como médico há cerca de trinta anos, sempre tive a percepção que o aumento de cancro se deve à alimentação cada vez mais deficiente e ao ambiente cada vez mais poluído.

    Tenho lutado durante estes anos todos para tentar fazer entender que apesar dos progressos da medicina, algo está errado.

    Em nome da produtividade e do lucro desenfreado, fomos perdendo ao longo do tempo a alimentação básica e natural. Antibióticos na agropecuária, organismos modificados, hormonas,... vale tudo.

    Obrigado pelo teu artigo e pela tua luta.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Manuela,

    Vou-te dizer mais uma coisa,

    A maioria dos médicos perderam qualquer contacto com a realidade. Já poucos vêm o doente,como uma realidade intrínseca, apenas vêm exames, analises, perderam qualquer contacto "intimo" com a pessoa como ser vivo com os seus problemas; muito por culpa do sistema que faz de cada pessoa um potencial queixoso. As queixa está na moda, muita gente é estimulada a queixar-se, mas a grande maioria dos que se queixam não têm qualquer fundamento, queixam-se porque está na moda, e essa moda perde qualquer razão.

    Queixam-se porque sim, porque é assim.

    A maioria das pessoas, chego à conclusão, valem muito pouco. Ninguém ataca os verdadeiros problemas, é sempre um reacção reflexa.

    A essência dos problemas são na sua maioria sociais, o marido que se dá mal com a mulher culpando o sistema quando este "sistema" está construído para o homem, os país que não compreendem os filhos que estão anestesiados pelo sistema, os idosos que já não valem nada porque obsoletos dada a evolução tecnológica, o tempo que já não se dedica a coisas simples.

    Tudo está deteriorado actualmente. A alimentação é o exemplo mais flagrante.

    Cada coisa tem o seu tempo, nós próprios temos o "nosso" tempo. Perderem-se esse valores essenciais.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, Octopus!

    Tenho a sensação que hoje, mais que nunca, vivemos na caverna de Platão, e só conhecemos sombras, tão distorcidas e diferentes da realidade! Mas quem sai da caverna e vê que a realidade afinal é tão diferente, acaba levando pancada dos que só conhecem as sombras, porque é muito mais fácil aceitar aquilo que sempre se conheceu!

    Pode ser que mais queiram e consigam fugir da caverna, aos poucos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Manuela por mais um documentário fantástico e parabéns ao Octupus pela coragem e honestidade. Realmente, a classe médica está muito longe da realidade e completamente nas mãos das farmacêuticas. Raramente se houve um médico recomendar uma mudança de hábitos alimentares mesmo para o que seria óbvio (como obesidade etc) mas sim, "tome lá este remédio". Sei por experiência própria e o resultado foi "despedir" o meu médico.

    ResponderEliminar
  5. Olá Atimati, e obrigada.

    De facto, é raro ouvirmos um médico afirmar o que disse aqui o Octopus. Assim como é raro um bioquímico ou engenheiro químico contra os OGM (apesar de raros, existem, que eu conheço). E não será por causa da lavagem ao cérebro que lhes é feita na universidade, logo desde o primeiro ano? No caso dos EUA, as "corporações" químicas, agroquímicas, farmacêuticas e de biotecnologia patrocinam e fazem "lobby" logo nas universidades. E não será também por causa da cada vez maior especialização nas universidades, em que cada vez menos se tem uma perspetiva holística do mundo e das interações dos vários ramos da ciência e da vida? Não sei quantos fatores pesam, mas falta sobretudo (porque interessa que falte) ensinar aos alunos de todas as idades a ter pensamento crítico, a não seguir o pensamento dominante só porque é dominante.

    ResponderEliminar
  6. Mas Manuela, não é para isso que servem as escolas, para nos ensinarem a não pensar, questionar e duvidar? Já reparaste que o que se aprende nas escolas, é lei inquestionável? E o que dizer das Universidades? Quem financia isto tudo? Quem quer que o povo ande bem obediente e não questione nada. Assim, aceitamos sem piar, tudo o que nos querem impingir. Foi assim que aceitamos a corrupção e as mentiras estes anos todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é tão difícil e lento mudar alguma coisa. O sistema é está bem montado.

      Eliminar
  7. Aqui ninguém se questiona acerca de nada. E os que se questionam são "parvos"

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.