sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

E assim foi o 1º Encontro Troca de Sementes em Famalicão

Para além das sementes trocadas, do convívio, conhecimentos e partilha que ali se deram, uma boa semente foi lançada em Famalicão, no primeiro Encontro Troca de Sementes de Famalicão, no passado dia 2/2/2013. 

Foi uma iniciativa conjunta do Grupo Famalicão em Transição e  do Grupo Troca de Sementes, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a ajuda da comunicação social local.

Vieram pessoas de muitos lados, para além das de Famalicão, claro: Porto, Maia, Gondomar,  Póvoa de Varzim, Trofa, Santo Tirso,  Barcelos, Braga, Viana do Castelo, Fafe, Penafiel…, e até vieram representantes de um casal da Serra da Gardunha, que trouxeram sabonetes artesanais para trocar por sementes.

Esperamos poder ter novo encontro no próximo ano, e que nessa altura, aqueles que desta vez ainda não tinham sementes para trocar, tragam já as sementes por si recolhidas das plantas que agora vão semear! E, sobretudo, preservando e reproduzindo as variedades tradicionais que agora estão em declínio!  Essa será a melhor recompensa, esse é o objectivo!  

Entretanto, outros encontros continuam sendo agendados pelo país, e em Lisboa é já no dia 16 de fevereiro (das 15.00h às 17.00h, na Pala do Pavilhão de Portugal, do lado direito estando de frente para o rio). 

A seguir, algumas fotos da festa que foi o encontro no Parque da Devesa em Famalicão (mais fotos aqui):

Foto: Carlos Dantas

Foto: Pedro Pereira






Foto: Círculo de Sementes de Santo Tirso
Foto: Nuno Mendes
Foto: Nuno Mendes

1 comentário:

  1. O melhor comentário resulta da satisfação estampada no rosto dos diversos intervenientes que nos brindaram com a sua presença. Os que souberam à posteriori, ficaram com pena, mas estou convencido que na próxima estarão com o grupo e trarão consigo mais adeptos desta maravilhosa iniciativa...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.