quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A degradação do SOLO

Foto de Andreia Mafra
As atividades humanas, quando efetuadas sem consideração pelo ambiente, são as principais responsáveis pela degradação do solo.

O solo não é um recurso renovável, pelo menos à escala humana. São precisos séculos para que os processos naturais formem 1 cm de camada de solo. Mas um mau uso do solo pode implicar que esse solo se perca em poucos anos. 

Práticas agrícolas,  florestais e industriais inadequadas, e a expansão urbana, provocam ou agravam a degradação do solo, com implicações negativas na qualidade da água e do ar, na biodiversidade, nas alterações climáticas, na saúde, na economia e na capacidade das populações produzirem os seus próprios alimentos. 

Alguns dos tipos de degradação contribuem para o desaparecimento do solo de forma gradual – erosão,  ou rápida - deslizamentos de terras e impermeabilização, enquanto outros deterioram a sua qualidade  - perda de matéria orgânica, perda de biodiversidade, salinização, compactação e contaminação.

Imagem de "Our Daily Bread"
Os pesticidas causam danos aos organismos do solo, levando à sua redução em quantidade e diversidade, logo à perda fertilidade e capacidade do solo para nutrir as plantas. Por consequência, são usados fertilizantes químicos para suprir as necessidades de nutrientes das culturas. Ambos, pesticidas e fertilizantes, acumulam-se no solo e acabam por contaminar as águas subterrâneas e superficiais.

Alterações do uso do solo por desflorestação, reflorestação, expansão de área de regadio, urbanização, drenagem, etc., alteram o regime hidrológico e as relações solo-água com repercussão imediata nos caudais, na distribuição da água ao longo do ano e na quantidade de sedimentos provocados pela erosão, que se vão depositar nos rios.

Preservar o solo é preservar a vida!

Mensagem baseada na pesquisa efetuada para a Exposição Percursos (exposição inaugural da Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão), com a colaboração de Andreia Mafra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.