sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Morte dos Oceanos

No Dia Mundial dos Oceanos, o documentário da BBC "The Death of the Oceans?" (2010-2011) com David Attenborough, que revela os resultados de uma investigação sobre o que está a acontecer com a biodiversidade dos oceanos.



A seguir, o trailer do filme Midway (que ainda está a ser produzido) sobre o impacto devastador numa comunidade de albratrozes dos resíduos de plástico (e não só) que "desaguam" e se concentram em imensas ilhas de lixo nos oceanos (para saber mais sobre o projeto Midway, vá ao respetivo site, ou, em português, no blogue Ecoliteracia).


MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.

E por último, uma animação muito otimista (muito mesmo) sobre os oceanos, para a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável), que irá decorrer este mês, 20 anos depois da Rio 92.




7 comentários:

  1. Manuela,

    Será que estes "materiais" passam nas escolas?

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério

    Julgo que não, no que respeita a escolas do secundário ou 3ºciclo, em que os alunos que já captariam bem a mensagem sem ficar com medo. Salvo honrosas excepções quando se conjuga professores atentos e escolas que têm as condições e o tempo.

    Por outro, lado julgo que nas escolas infantis e do primeiro ciclo passam mais filmes infantis com informação ambiental, mas depois, vem o 2º ciclo, o 3º ciclo, o secundário, e é sempre a diminuir... salvo as excepções, é claro!

    Mas isto é apenas a impressão que tenho criada sobretudo pelo que os três filhos têm contado ao longo das duas últimas décadas, mas posso estar errada (antes esteja), pois não estou lá muito ligada ao meio escolar.

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos...

    Esta das Escolas... deu-me cabo dos abdominais!!!

    Quanto aos Oceanos de Plástico... Tudo tem o seu lado positivo... Qualquer dia deixamos de precisar de colocar os (des)protectores solares na pele (que pelo que andam por aí a dizer uns cientistas malucos são bons coadjuvantes do cancro!) pois basta irmos à água e saímos de lá com uma camada de plástico em formato micro-partículas que vai ser um espectáculo!

    E por falar em Dia Mundial... O nosso querido Dia da Terra está ao nível do Dia Mundial dos Oceanos... Se bem que na "terra" conseguimos ver a bela obra que estamos a realizar... Nos oceanos é mais complicado!

    Bjs e Abr a Todos
    E FELIZ DIA!
    voz a 0 db

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    ao ver estes documentários, "atacaram-me" angústias. Uma delas (espero não ter razão), é o facto de não serem necessários os biliões que se gastam (esses biliões tb se traduzem em lixo e recursos retirados ao planeta), a quantidade de espécimes mortos para pesquisas e tudo isto para sabermos uma coisa que já sabemos. Tudo isto serve apenas para ´se continuar a fingir que quando se souber de "tudo", mudaremos o modelo.
    Já se sabe tanta coisa e nem por isso o mudamos, antes pelo contrário, a velocidade continua a aumentar...
    Para não falar nas imagens que mostram estes mesmos cientistas preocupados, a revelarem completo desprezo pela dor que sentem estes seres retirados ao mar.
    É verdade que a maioria das pessoas pensa que os peixes são seres diferentes de nós, no que toca à dor. Puro engano, anatómica e biológicamente o sistema de dor nos peixes é o mesmo que nos pássaros e mamíferos. Os órgãos sensoriais dos peixes são desenvolvidos, os seus sistemas nervosos são complexos e as suas células nervosas são semelhantes às nossas.
    Se somos racionais, podemos raciocinar no sentido de que não somos os únicos a sentirmos o que sentimos.
    Se conseguirmos de facto, perceber isto, conseguimos compreender que por mais estudos que façam, a mudança é feita dentro de nós. E para isso, os estudos feitos até agora, são os suficientes.
    Bem sei que acharão estranho o meu comentário...

    beijinhos e Viva a Vida!

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Rio+20 , é a mesma coisa. Já pensaram no impacto ambiental destas reuniões??? E o dinheiro que se gasta???
    Tudo isto, para nada.
    É preciso alimentar a máquina de toda a maneira e feitio...
    É por isso que me farta já tantos estudos, tantas pesquisas, tantas cimeira e reuniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh E que fariam estes "doutores" todos se não existissem estas cimeiras e COP's todas? Dedicavam-se à permacultura?!?! Tá quieto... que isso dá trabalho e cansa muito e não dá DINHEIRO! Já para não falar nas viagens de borla a "paraísos" para desfrutarem! Parecem a Máfia do Complexo Médico-Farmacêutico, mas na versão ECOVERDE!
      Bjhs
      voz a 0 db

      Eliminar
  6. Olá Voz, olá aNaTureza

    Pois a máquina roda sempre, e se há areia na engrenagem, deita-se óleo, nem que seja verde, para que ela siga sempre no sentido do lucro... para alguns

    Mas a verdade é que muitas pessoas já se aperceberam dos problemas ambientais e querem realmente ajudar e participar através das cimeiras. O que falta mesmo é perceberem que a mudança tem de ser muito mais profunda.

    Mas cada vez mais vozes são ouvidas a clamar por essa mudança de paradigma, de covilização!

    E, claro, a mudança dentro de cada um, essa é essencial.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.