sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Impostos, subsídios e economia de dinossauros

Sabe para o que servem os impostos que paga? E a quem vão subsidiar? Esta é a história do que acontece aos impostos e para quem vão os subsídios (nos Estados Unidos e não só)! 

Veja no novo e excelente vídeo de Annie Leonard e "The Story of Stuff", chamado "The Story of Broke". Com os agradecimentos ao Nuno Oliveira, de Guimarães, que legendou em português. Obrigada, Nuno! 

Desonestamente (diz Annie Leonard, criminosamente, diria eu), os governantes abusam da confiança dos cidadãos e entregam uma grande fatia do dinheiro de quem trabalha aos dinossauros da economia - as grandes multinacionais que contribuem para a guerra e para uma economia suja e injusta. Mas isto tem de mudar! 

6 comentários:

  1. É do pior...
    Mas nós ainda somos mais prespicases, entregamos os nossos impostos à alemanha em subema... e à frança em tanques, tal como aos U E A em caças ultrapassados, tudo para manter a elusão que somos competentes!
    É uma pena mas é o que temos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela!
    Bom video para partilhar virtualmente e pessoalmente.
    O teu blog ajuda-me muito.

    Já temos um grupo "Transição em São Miguel" recente, muito recente, mas pronto para desenvolver muita coisa.

    Amanhã, teremos um convívio aberto a quem quiser participar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quero deixar isto aqui:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=m-pgHlB8QdQ

    ver principalmente a partir de 1:50m

    ResponderEliminar
  4. Campista Selvagem

    Pois está tudo minado para levar os impostos dos que trabalham e pouco ganham para os dar em subsídios às mega-corporações exploradoras, gananciosas,poluentes e destruidoras.

    Mas felizmente, alguns estão a acordar!

    ResponderEliminar
  5. Ana Teresa

    Muito obrigada pelas palavras de incentivo! Obrigada também pelos comentários realistas mas com uma menagem de esperança, sem a qual, nos deixaríamos levar pelas fortes e injustas correntes que dominam.

    Obrigada pelo vídeo do Eduardo Galeano declamando o seu texto "Direito ao delírio",que acabo de publicar aqui.

    E muitos parabéns àqueles que arrancaram com o grupo "S.Miguel em Transição".É preciso mesmo é agir! Uma excelente notícia:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Uma mudança dessa só acontece se houver uma revolução. O sistema nunca deixaria isso ocorrer de forma pacífica, por mais que a população estivesse consciente do problema (o que não está). Apesar de ser 99.9% contra 0.1%, esse 0.1% sabe muito bem como manipular as massas.

    Quanto a eleger as pessoas certas, muito improvável. A grande maioria dos que são eleitos, independente de partido ou ideologia política, estão lá para defender os "direitos" das grandes oligarquias, são meras marionetes.

    Esse vídeo do George Carlin expressa bem isso que eu disse:

    http://rcesar.net/2011/10/american-dream-voce-precisa-estar-dormindo-para-acreditar/

    Só uma ressalva quanto ao George Carlin: ele faz um ótimo humor com temas políticos e econômicos (como no vídeo acima) mas faz um péssimo humor quando trata de ambientalismo, atacando os ambientalistas e conservacionistas.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.