segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Respeito aos animais


Na última mensagem, denominada Meatrix, a analogia da trilogia de animação com o filme Matrix está muito bem pensada para explicar aquilo que muitos não querem ver: as condições inadmissíveis em que vivem os animais que servem para alimentar a espécie humana.
 Para quê? para aumentar os lucros das grandes multinacionais (as tais corporações) que vendem as sementes, os herbicidas para a produção dos alimentos para esses animais, bem como hormonas e outros medicamentos, e até a "tecnologia".
 


Back to the Start from Johnny Kelly on Vimeo.

Mas os pequenos e médios produtores podem, se quiserem, abrir os olhos (ou tomar o comprimido vermelho do Meatrix), mudar de sistema, reaprender os modos antigos e respeitar os animais, a natureza e a saúde. E nós todos também: o nosso voto num sistema de "produção industrial" ou criação natural é feito de cada vez que compramos carne ou os seus derivados. Os preços são mais altos, e muitos não conseguem lá chegar; no entanto, muitos outros conseguem, se quiserem - terão é de prescindir de inutilidades e de modas que não servem rigorosamente para mais nada que satisfazer o ego por um breve tempo.

E quando muitos procurarem a carne e os produtos de animais criados ao ar livre , a pecuária em modo natural crescerá, os preços baixarão, e nessa altura, os que têm mais dificuldade já poderão a eles aceder. 

No caso dos ovos, a marcação identifica, logo no 1º algarismo, o tipo de produção; ver aqui, com a ressalva de que esta marcação não é obrigatória para todos, como o caso dos ovos fornecidos directamente do pequeno produtor ao consumidor final, e outros casos. 

Ajude a quebrar este ciclo vicioso: se não é vegetariano ou vegan, prefira consumir carne e produtos de origem animal de explorações que respeitem os animais! 

4 comentários:

  1. Olha vou começar a estar mais atento aos ovos. :)

    ResponderEliminar
  2. O pior de todo é que Famalicão é a terra com mais matadouros do País, é aqui que chegam vivos é daqui que saem mortos e transformados.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.