segunda-feira, 25 de julho de 2011

Telemóveis de Sangue

Ouvi hoje um anúncio na SIC Notícias a uma reportagem que irá dar esta noite às 2:00 da madrugada, nesse canal, intitulada "Telemóveis de Sangue". Pesquisei na Internet para confirmar, mas em lado nenhum encontrei qualquer informação a confirmar a programação. De qualquer modo, programei a gravação do programa "Toda a Verdade" previsto para essa hora. Sem quaisquer certezas.

Já falei aqui sobre o coltan, um minério usado em aparelhos electrónicos, como telemóveis e computadores portáteis, com uma forte procura devido às suas propriedades. A maior parte das reservas mundiais de coltan estão na República Democrática do Congo, onde crianças fazem trabalho escravo, pessoas são mortas e torturadas por causa da guerra alimentada pelos lucros brutais da extracção deste minério. De quem é a culpa? De muitos, de nós todos que compramos telemóveis e computadores. Tenhamos pelo menos a coragem de saber até que ponto somos responsáveis por esta situação. De certeza que depois não trocaremos de telemóvel ou computador com tanta facilidade. 

Não sei se a reportagem será, como o nome indica, o filme "Blood in the Mobile" de Frank Piasecki Poulsen - 2010 (trailer no vídeo de cima), ou se será o "Blood Coltain" de Patrick Forestier - 2007 (reportagem no vídeo de baixo, em inglês), ou se será alguma outra reportagem sobre o tema. 





8 comentários:

  1. Seu trabalho é serviço público.
    Excelente alerta.
    Não sei se terei hipótese de ver, vou tentar...

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o texto. Sem duvida que somos quase todos os responsáveis por muito o que há de mal no mundo, e pena que não se fale mais sobre isto , não e, não dá jeito nenhum á economia?
    Ignorantes assim nos querem...
    E a Manuela sempre alerta.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Rogério, são os meus mais frequentes 67 minutos :)

    ResponderEliminar
  4. aNaTureza

    Perguntei no Facebook da SIC Notícias porque passaram este documentário (já confirmei que foi o "Blood in the Mobile" às 2h da manhã: se afinal querem mostrar "Toda a Verdade" ou querem esconder "Toda a Verdade"?

    Mas acho que não vão responder...

    Obrigada e beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão, Manuela.
    E faz muito bem em alertar.
    E o mesmo poderá começar a passar-se em relação ao Lítio que está "na moda" para as baterias e que praticamente só é extraido no Chile e Bolívia e que começa a ser um verdadeiro rastilho para um enorme barril de pólvora, como aliás, já há tempos referi em "http://chegateaqui.blogspot.com/2009/11/verde-sim-mas-nao-violento.html#comments".

    ResponderEliminar
  6. Eduardo

    É um saque por parte de multinacionais aos recursos de países que assim cada vez ficam mais pobres, convencidos de que irão ficar ricos.

    Temos de continuar a alertar, porque em última instância, os culpados são os consumidores, que continuam comodamente desinformados e comprando de (in)consciência tranquila...

    ResponderEliminar
  7. Boa!
    Manuela a ver vamos o que respondem e se respondem.
    ás 2h da manhã durante a semana, dá muito jeito para quem quer "fazer de conta" que informa.
    Está muito na moda este tipo de actuação, seja em que área for

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana Teresa

    Já vi a reportagem, não choca em termos de imagens, mas em termos de relatos ficamos com uma noção do que se passa no Congo.

    Ficamos também com uma péssima impressão da Nokia - há 10 anos (pelo menos) que sabe que o coltan do Congo está a patrocinar os conflitos armados, e não fez NADA!

    Quanto à SIC Notícias, não responderam e provavelmente não vão responder.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.