quarta-feira, 6 de julho de 2011

Planeta em Movimento

"Um dia para ir além dos combustíveis fósseis"

"Moving Planet é uma manifestação mundial que visa nos levar para além dos combustíveis fósseis e exigir soluções climáticas. Venha de bicicleta, patins, skate ou a pé. Venha com seus vizinhos e amigos, sua família e colegas de trabalho. Venha fazer parte de um grande movimento.

Porquê: por muito tempo os nossos líderes negaram e atrasaram, comprometeram-se e cederam. Essa era tem que chegar ao fim: está na hora de superarmos a crise climática e nos mexermos. " (Fonte: Moving Planet)

No passado mês de Outubro, no mundo inteiro, 7374 eventos marcaram o o 10/10/10  - Dia de Acção Climática, da campanha 350.org, numa chamada de atenção séria mas divertida para a necessidade de passarmos para além da nossa dependência dos combustíveis fósseis.

Este ano, a campanha, agora denominada MOVING PLANET está já marcada para o dia 24 de Setembro de 2011.

Em Vila Nova de Famalicão, não vamos deixar passar o dia em branco: a acção já está registada como "Planeta em Movimento Famalicão", embora ainda não esteja definida qual a acção. Poderá ser novamente uma caminhada, ou um passeio de bicicleta, ambos, ou mesmo outro tipo de acção. A decidir em grupo, mais tarde.

Em Portugal, estão também registadas mais duas acções locais: em Alcobaça (Associação A Rocha), e e Faro (Glocal Faro).

Para começar participar num evento, procure a sua localidade no Mapa de Acções, e se ainda não houver nenhuma, tome a iniciativa e registe-o em Começar uma Acção. Depois, é preciso arranjar um grupo para ajudar a organizar e divulgar. Ideias não faltam aqui, mas a sua criatividade pode acrescentar outras.
As alterações climáticas estão a alterar a face da Terra, com o degelo do Ártico, com a subida da água do mar, fazendo desaparecer zonas costeiras e mesmo países inteiros estão em risco, a seca, os fogos florestais, as tempestades e inundações cada vez mais devastadoras e frequentes, são evidências de um planeta em mudança. Irreversível? Talvez!

Os políticos mais poderosos estão reféns das pressões de grandes corporações, e preferem fazer de conta que as alterações climáticas não existem, ou que as mesmas não tem qualquer origem na actividade humana, ou mesmo achar que as sociedades se vão adaptar.
Por isso, cada vez é mais urgente e importante fazer alguma coisa para redução de consumos energéticos de fontes de combustível fósseis, porque só há outra coisa que move esses políticos, além do que está por detrás dos lobbies: a caça ao voto! Não podemos desistir de alterar os nossos comportamentos e de reivindicar!

Precisamos que os direitos das pessoas e da natureza estejam acima dos direitos dos poluidores.

2 comentários:

  1. Quase... Quase... Quase... que era uma boa ideia. Pelo menos cá em Portugal não é muito aconselhável!
    E este estudo demonstra-o.

    Muito falta fazer em Portugal para que andar de bicicleta não seja nocivo para a saúde.

    Por outro lado, que se dane... A Morte é certa... Embora lá a pedalar!

    (obs: eu pedalo!...)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.