terça-feira, 14 de junho de 2011

"Tornados de Joplin e alterações climáticas ligados? Nunca!"

O vídeo seguinte é a narração e ilustração do artigo "A link between climate change and Joplin tornadoes? Never!" de Bill McKibben publicado no The Washington Post em 24 de Maio passado. Bill Mckibben (norte-americano fundador do movimento climático 350.org)  referiu-se à intensa e destruidora vaga recente de tornados nos Estados Unidos, mais propriamente em Joplin (onde mataram pelo menos 151 pessoas). Com ironia, chamou a atenção para a confortável recusa da ligação entre estes tornados, bem como outras catástrofes climáticas, com as emissões de CO2 e sua influência nas alterações climáticas.  O vídeo é de Stephen Thomson. O texto que se lhe segue, é a tradução livre, que me foi possível.



 «Atenção: É de importância vital não fazer conexões. Quando vê fotos de escombros, como as de Joplin, Missouri,  desta semana, você não se deve questionar: estará isto relacionado com os furacões, há três semanas em Tuscaloosa, Alabama, ou com o surto enorme de há umas semanas (que, em conjunto, fizeram o Abril mais activo em tornados da história dos EUA). Não, isso não significa nada.

É muito melhor pensar neles como casos isolados, imprevisíveis, acontecimentos discretos. Não é aconselhável tentar relacioná-los na sua mente  com os fogos a arder no Texas - incêndios que queimaram mais da América neste momento, este ano, do que quaisquer incêndios em anos anteriores. Texas, e as partes  adjacentes de Oklahoma e Novo México, são mais secos do que alguma vez foram - a seca é pior do que a do Dust Bowl. Mas não se pergunte se eles estão de alguma forma interligados.

Se quisesse saber, você também teria de se perguntar se os recordes de nevões e chuvas deste ano em todo o Centro-Oeste - que resultaram em inundações recorde ao longo do Mississipi - poderiam estar relacionados. E então seus pensamentos poderiam, errantes, chegar ao, oh, aquecimento global, e ao facto de que os climatologistas tinham previsto, durante anos, que, ao lançarmos tanto carbono para a atmosfera, estaríamos também, tanto a secar como a inundar o planeta, já que o ar quente retém mais vapor de água que o ar frio.

É muito mais inteligente repetir para si mesmo o mantra reconfortante de que nenhum evento climático por si pode ser directamente vinculado às alterações climáticas. Já houve tornados  e inundações antes - o que é muito importante.  Mas tenha cuidado para se assegurar de que não se interrogará  por que é que esses acontecimentos recorde estão a acontecer com tal frequência - isto é, porque houve mega-inundações sem precedentes na Austrália, Nova Zelândia e Paquistão no ano passado. Porque é que o Árctico derreteu agora, pela primeira vez em milhares de anos. Não, é melhor focar-se nas perdas imediatas, assistir às gravações das câmaras das lojas em que as prateleiras são derrubadas. Olhe para o pivot das  notícias em pé no rio à medida  que a água sobe até ao seu peito.

Se se interrogou o que significa a Amazónia ter atravessado dois anos de seca nos últimos cinco, ou porque é que as florestas de pinheiros na parte ocidental deste continente foram destruídas por um besouro na última década - bem, você pode ter que fazer outras perguntas. Tais como: Será que o Presidente Obama deveria abrir uma enorme faixa de Wyoming à mineração de carvão? Deveria a Secretária de Estado Hillary Clinton assinar uma permissão para um novo e enorme oleoduto para transportar petróleo extraído das areias betuminosas de Alberta? E aí, você terá também de se perguntar: será que temos um problema maior do que a gasolina a 4 dólares o galão?

É melhor juntar-se à Casa dos Representantes dos EUA, que, nesta Primavera, votou 240-184 para derrotar uma resolução dizendo simplesmente que "a mudança climática está ocorrendo, é causada largamente por actividades humanas, e apresenta sérios riscos para a saúde pública e o bem-estar." Proponha a sua física própria, ignore a física geral. Só não se comece a perguntar se pode haver alguma relação entre a colheita falhada de grãos no ano passado, com a onda de calor da Rússia, e a falhada  colheita de grãos em Queensland devida à inundação recorde, e com as actuais perdas de colheitas devidas à seca na França e Alemanha, e com a morte do trigo de inverno cultivado no Texas, e com a incapacidade dos agricultores do Centro-Oeste para obter milho nos seus campos encharcados. Certamente, o recorde de preços dos alimentos são apenas aberrações pontuais, e não sintomas de algo sistémico.

É muito importante manter a calma. Se você ficar perturbado com isto, você pode esquecer quão importante é não atrapalhar os lucros recordes das  nossas empresas de combustível fóssil. Se as coisas piorarem, é reconfortante lembrar que a Câmara de Comércio dos EUA disse à Agência de Protecção Ambiental, numa apresentação recente: que não há necessidade de preocupação, pois "as populações podem-se acostumar a climas mais quentes através de adaptações comportamentais, fisiológicos e tecnológicas." Eu estou quase certo que é o que os residentes de Joplin estão a dizer a si próprios hoje

10 comentários:

  1. A solução é tão fácil que até fico arrepiado!!!

    Um "génio" (só de uma parte pequena de um sector atenção!) até já escreveu (após consulta a outros "génios") a formula que resolve este problema do AGA, que podem ver AQUI

    E, por incrível que possa parecer o "génio" já tem feito a sua parte para que o Factor 'P' comece a diminuir o seu peso!!!

    Desde distribuir drogas para o "VIH" pelos africanos, OGM pelos africanos, químicos pelos africanos, vacinas pelos africanos... ele está a contribuir para que o 'P' não cresca ainda mais depressa em África... mas acho que está a falhar!!! Ainda estes dias anunciou que vai "doar" mais uns mil milhões (estou atento Manuela) para mais vacinas e drogas! Se há anjos do pau oco este é um deles...

    Por isso como diz o vídeo: relaxe! eles estão a fazer os possíveis e os impossíveis para evitar o inevitável!

    ResponderEliminar
  2. Voz

    Lá está você a fazer conexões! Tenha cuidado, que isso pode perturbar a mente!

    Afinal de que génio e génios está a falar? eu não estou a conseguir fazer a conexão ;)

    ResponderEliminar
  3. O mais preocupante é que estes senhores, armados com tanto poder económico, vão sempre conseguindo impingir (e vender) estas fantásticas teorias.
    Mas realmente não temos que nos preocupar porque nos vamos ter mais dias de calor...

    ResponderEliminar
  4. ihih desculpa! Tinha a cabeça com o turbo desligado, o tico a dormir, o teco a assobiar... e pensava que lá no meio tinha escrito o nome do "génio"...

    É o Bill G.!!

    E aliás estava com a ideia que tinhas visto no TED a "conversa da treta" (2010)

    ResponderEliminar
  5. Ui ui...

    Boas noticias para quem acredita que o Aquecimento Global é de origem Antropogénica, os que ainda não o fizeram ainda vão a TEMPO de seguir este exemplo!!!... ver aqui

    Mesmo a calhar para esta mensagem!!!

    ResponderEliminar
  6. Manuela querida,
    Parabéns pelas postagens e pelo Green! Força naluta companheira! Grande abraço, Liete.

    ResponderEliminar
  7. Olha olha... o senhor yes we can! foi, em tempos, a esperança dos crentes do Planeta... o mais beligerante dos presidentes dos EUA! Quem segue este blogue e outros como este não está à espera de mais nada. Estes políticos obedecem a forças obscuras que vão acabar em breve com a vida como a conhecemos no Planeta! Maldita ganância! Que lhes importa os tornados ou furacões?

    «(...) formando el engranaje nefasto ONU-OTAN-U.E-EE.UU-Israel en los cuatro puntos cardinales del planeta, desatando una hecatombe.(...)

    (...)está ejecutando una verdadera limpieza étnica en Irak, en Afganistán, con atroces matanzas, violaciones en masa, encarcelamientos masivos, humillación, anulación de la dignidad… de casa en casa los soldados estadounidenses realizan las peores atrocidades para beneficio de un círculo pequeño de empresarios, banqueros, economistas, tecnócratas, narcos, mafiosos y terroristas, que en su demencial sed de poder y codicia desmedida, anhelan formar un Estado-policial-mundial que proteja los intereses de los poderosos y que está desatando un verdadero infierno a gran escala. »
    http://santocaos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Minha Querida Amiga Manuela Araújo,
    Talvez este tipo de post seja o motivo do que lhe estão a fazer ao blogue! Bela mensagem que nos alerta para problema tão importante!
    Um beijinho amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  9. Voz

    Eu desconfiei do nome... era só para confirmar ;)

    ResponderEliminar
  10. Olívia, Liete, Lena e Luís

    Há pelo menos duas décadas que vou lendo e sabendo de cientistas alertando para os efeitos globais no clima derivados da libertação excessiva dos gases com efeitos de estufa.
    Quando se tornou público e óbvio, quando a população começou a exigir mudanças, eis que surgem forças enormes a impingir-no que as alterações climáticas e o aquecimento global não têm qualquer origem na acção do Homem.
    Claro, como é mais fácil e cómodo, a maioria prefere acreditar nestes últimos, como denota o texto. E os poderosos do petróleo e os políticos, toca a esfregar as mãos e aproveitar a onda.
    TRISTE! MUITO TRISTE!

    Muito obrigada pelos vossos comentários!

    Abraços :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.