domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente - Wangari Maathai


Este ano, o Dia Mundial do Ambiente é dedicado à floresta. E por aqui apresento, a quem não conhece, Wangari Maathai, uma mulher cuja acção em defesa do ambiente já levou a que fossem plantadas mais de 45 milhões de árvores!

Wangari Maathai nasceu no Quénia, em 1940, e doutorou-se na área da biologia. Activista política na defesa dos direitos humanos e do ambiente, fez parte do Conselho Nacional da Mulheres do Quénia entre 1976 e 1987.

Em 1976, Wangari introduziu a ideia de melhorar a vida das mulheres e das comunidades melhorando o ambiente através da plantação de árvores.

Esta iniciativa intensificou-se através do movimento que fundou, o Green Belt Movement, tendo já levado à plantação de mais de 45 milhões de árvores no Quénia, restabelecendo equilíbrios e ecossistemas e permitindo ganhar terreno à desertificação provocada pela desflorestação. A sua acção, para além de proteger a biodiversidade, replantar a floresta e combater a desertificação, contribuiu  para melhorar qualidade de vida das comunidades locais, criando empregos, sobretudo em áreas rurais, e promovendo o papel da mulher na sociedade.

Em 2004, Wangari Maathai  ganhou o prémio Nobel da Paz pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.



Destaco a frase de Wangari Maathai:
"É o povo que tem de salvar o ambiente, é o povo que tem de obrigar os seus líderes a mudar"


4 comentários:

  1. Manuela,
    Exemplos destes reconfortam-me e levam-me a acreditar...

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Eu já plantei 4 árvores... eheh

    ResponderEliminar
  3. AC

    Tem razão, são exemplos destes, e muitos, muitos outros em menor escala, que não nos deixam perder a esperança e o desejo de contribuir para a mudança!

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Voz

    Sem dúvida que está no bom caminho :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.