quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ajude a proteger a Amazónia

Imagem obtida em Mongabay
As florestas do Brasil ficarão mais expostas à desflorestação se a Presidente Dilma não vetar a alteração ao Código Florestal do Brasil. Esta alteração, que além facilitar a desflorestação aos grandes proprietários, convertendo a floresta em monoculturas para alimento de gado, amnistia aqueles que no passado prevaricaram e destruíram ilegalmente florestas Em suma, a alteração ao Código Florestal, aprovada no passado dia 24 de Maio na Câmara de Deputados, é mais um passo para arruinar com a floresta, com as comunidades locais e com o planeta. 

Em paralelo a esta morte anunciada da floresta, no Brasil sucedem-se os assassinatos daqueles que a defendem e denunciam os madeireiros ilegais. Naquele mesmo dia 24 de Maio, foi assassinado José Claudio e sua mulher Maria. Nessa semana foram ainda assassinados Adelino Ramos (Dinho) e Herenilton  Pereira dos Santos, e  Obede Loyola Souza

Imagem obtida em Mongabay
"Crimes como estes costumam ficar sem solução no Brasil.  Nos últimos dez anos, 219 pessoas foram assassinadas nas florestas do Pará. Deste total, apenas quatro casos chegaram aos tribunais." (fonte: WWF Brasil).

No entanto as pessoas que protegem a floresta denunciando os criminosos, e que são permanentemente ameaçadas, não são protegidas.

Assim, apelo a que assinem e divulguem a nova petição internacional da AVAAZ à Presidente do Brasil. Segundo a Avaaz, 79% dos Brasileiros apoiam o veto de Dilma à alteração ao Código Florestal, mas façamo-la saber que no mundo inteiro há quem queira defender a Amazónia e as florestas do Brasil e aqueles que denunciam os criminosos:

4 comentários:

  1. Missão cumprida, minha amiga.
    Bem Haja por ser uma lutadora pela defesa do Planeta e, consequentemente, pelo seu bem e pelo bem de todos nós.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, cara amiga Maria :)
    Um bom final de semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela...

    Pelos vistos foi mais rápido do que eu pensava...

    E depois de ter publicado esta mensagem realmente não demorou muito para o que lá escrevi se materializasse em mais uma petição...

    Ainda vou reflectir se assino esta... mas o mais provável é não assinar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Voz

    Pois, parece que a floresta no Brasil está condenada. Como em muitos outros lados. Mas não dá para fazer de conta de que não vale a pena. Há que tentar...

    Pelo menos, vai havendo locais e pessoas onde já entenderam que a floresta é essencial!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.