sábado, 16 de abril de 2011

Acção pelas Sementes Livres


(A mensagem que se segue foi transcrita do site GAIA)
 
"As Jornadas Internacionais de Acção marcam o ponto alto da Campanha Europeia pelas Sementes Livres  que denuncia a revisão em curso da legislação europeia em matéria de produção e comercialização de sementes. Esta revisão vai favorecer a crescente privatização das sementes agrícolas por uma dúzia de multinacionais, com graves consequências para horticultores e agricultores pequenos e para a segurança e autonomia alimentares, não só na Europa como em todo o mundo.

O mercado das sementes é hoje um oligopólio, com dez empresas a controlar 67% do mercado global de sementes comerciais. Através da manipulação genética, as patentes e a cobrança de direitos para a reprodução de sementes estas empresas estão a condicionar a diversidade genética do nosso planeta.

Os tratados internacionais e a legislação europeia já estão a favorecer fortemente as variedades de sementes industriais em detrimento das variedades tradicionais e da diversidade fitogenética conseguida com o trabalho de homens e mulheres agricultores ao longo de séculos. A nova legislação a ser proposta pela Comissão Europeia em 2011 vem restringir ainda mais a acção do agricultor, obrigando a burocracias que na prática vão inibir a reprodução de sementes tradicionais.

A Campanha Europeia pelas Sementes Livres reclama o livre acesso às sementes, o apoio à preservação da diversidade agrícola e a proibição das patentes sobre plantas. As sementes são um bem comum e vital e não devem ser entregues à exploração exclusiva da indústria agro-alimentar."

Programa das Jornadas em Bruxelas:
Dia 17 de Abril - celebração das sementes e do mundo rural com um intercâmbio internacional de sementes, conferências e debates, música, filme e dança. Ver programa completo
Dia 18 de Abril - manifestação diante os escritórios das multinacionais de sementes e desfile até ao Parlamento Europeu para entregar a petição europeia pelas sementes livres.

Programa das Jornadas em Portugal:
Dias 16 e 17 de Abril - celebração das sementes e do mundo rural com oficinas sobre horticultura e preservação de sementes, tertúlias e círculos de conversas, trocas de sementes, trabalho na horta, música e filme em Almada, Braga, Cartaxo, Lisboa, Montemor-o-Novo e Porto. Ver programa completo
Dia 18 de Abril - Concentração nos Restauradores (LX) às 14.30 e desfile com teatro até à representação da Comissão Europeia para entregar a petição europeia pelas sementes livres.

Programa das Jornadas no Mundo:
Iniciativas organizadas no dia 17 de Abril em pelo menos 20 países. Ver programa das iniciativas no site da Via Campesina.

6 comentários:

  1. Manuela,
    Deixe-me dar-lhe os parabéns pelo contributo que o seu blogue tem dado pelo difundir de um novo olhar sobre o mundo. Contributos assim são preciosos para a implementação de um novo paradigma. Pela parte que me toca, obrigado.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. E as empresas responsáveis pelos transgénicos (que são as que compraram a maioria das empresas produtoras de sementes) com certeza que estão na base de tudo isto.

    Esta semana, foi dada a oportunidade aos deputados do Parlamento Europeu de reforçar o projecto de lei de proibição de OGMs. A comissão do Meio Ambiente adicionou uma série de motivos importantes para a lei, sendo o mais importante o dos potenciais impactos ambientais dos transgénicos, o que é crucial para que as proibições nacionais possam ser juridicamente consistentes.
    Assim sendo, em 07 de junho, todos os 736 deputados vão votar um projecto de lei. Em seguida, tem de ser aceite por todos os governos da UE. Há ainda muito trabalho a ser feito antes que a Europa possa banir os transgénicos.

    Esta votação de projecto de lei não seria possível sem o milhão de pessoas que assinaram a petição pedindo uma moratória à cultura de organismos geneticamente modificados (OGM).

    Cabe a todos os que de consciência estão contra as limitações ás sementes e contra os OGMs, iniciativas em vários formatos.

    E um dos formatos mais simples e extensível a quase todos os cidadãos, seria inundar os governantes com todo o tipo de correspondência. Mas que não nos fiquemos só por aí.
    Pessoalmente também podemos redigir um texto, alertando as pessoas sobre este mesmo projecto de lei, para que elas possam assinar, dando a conhecer que andamos de olhos mais abertos e não queremos ficar nas mão de umas poucas mega empresas que terão a "faca e o queijo" nas suas mãos, sobre a nossa alimentação e sobrevivência mais básica.
    Isto tudo é muito grave para deixarmos livremente nas mãos de outros essas decisões que visam apenas o capitalismo selvagem.

    Informações tiradas do blog ZONA LIVRE de OGM

    ResponderEliminar
  3. AC

    Muito obrigada, não sei como agradecer esse seu comentário, mas seguramente que já deu forças para continuar por mais uns dois meses :)

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Manuela
    Como já lhe disse acompanho-a sempre, mas poucas vezes comento porque acho que nada acrescentarei de relevante. Reconheço que é uma posição algo egoísta minha: A de ficar só a aprender consigo e não dar um "feedbackzinho". Tenho aprendido muito aqui, admiro, imensamente, o trabalho fantástico que revela neste blogue e o quanto nos motiva na acção para um mundo melhor. Sei que estou a repetir-me no que acabei de dizer, mas tinha de lho dizer novamente hoje. Não imagina, Manuela, o quanto me fizeram bem as palavras que nos deixou. Foram o "páraquedas" do meu dia (não sei se conhece a história do paraquedas). Muito, muito obrigada por tudo. Um abraço de gratidão e reconhecimento
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Ana Teresa

    Muito obrigada pelo texto que aqui deixou e que completou e elucidou muito bem o texto que transcrevi do site GAIA.

    ResponderEliminar
  6. Teresa

    Um "feedbackzinho" sabe sempre muito compensador, mas o importante mesmo é que a mensagem possa passar. Por isso, agradeço e acho óptimo se fizer um comentário de longe a longe. Se não fizer, tudo bem na mesma, bem sei como é, pois acontece-me o mesmo lá no seu inspirador blogue :)

    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.