terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hora do Planeta 2011

Sempre venho dizendo aqui que o caminho para a sustentabilidade está sobretudo nas escolhas, atitudes e acções que fazemos no nosso dia a dia, todos os dias do ano, todas as horas do dia. Mas para fazer escolhas sustentáveis, é preciso que estejamos informados. Com este blogue tenho tentado passar uma pouco além das minhas escolhas e acções diárias, ao procurar informar mais pessoas sobre sustentabilidade e defesa do ambiente. Desde há quase dois anos, altura em que criei este blogue, até hoje, felizmente têm-se multiplicado as vozes na internet que se espalham pelos blogues e pelas redes sociais, dando a sensação que algo se está a passar, que algo está a mudar na consciencialização das pessoas.

Mas, para que as pessoas procurem a informação, é preciso primeiro que elas estejam alertadas para os riscos que a humanidade corre por abusar do planeta. Por isso é importante que haja acções de alerta e de grande impacto a nível global.

Para chamar a atenção para a necessidade de reduzir emissões de gases de efeitos de estufa que agravam cada vez mais as alterações climáticas, tivemos em Outubro o "10/10/10 - Dia de Acção Climática", impulsionado pelo 350.org, e vamos ter no próximo dia 26 de Março, a Hora do Planeta 2011, iniciativa da WWF.

"A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas. 
Portugal junta-se pelo terceiro ano consecutivo a este movimento, que este ano desafia todos a um compromisso que “Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas”, apelando a que, quando as luzes forem novamente acesas, reflicta sobre o que pode fazer para ajudar a marcar a diferença."  Fonte: WWF Portugal

2 comentários:

  1. Tudo é útil
    Tudo conta
    Tudo serve
    Mas é tão fraco esse contributo para resolver o problema de raiz
    (todo o sistema está esgotado e ninguém o diz...)

    ResponderEliminar
  2. Rogério

    É verdade, é muito pouco, mas tudo conta, e neste caso penso que conta mais passar a mensagem do que poupar uma hora de energia. Pelo menos, este ano o lema diz para ir além dessa hora!

    O sistema está esgotado? Esgotadíssimo, mas há quem o diga. Não são muitos mas seriam os suficientes, se fossem ouvidos, se não houvesse um barulho de fundo caótico e perturbador que deixa a maioria meio surda!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.