sábado, 18 de dezembro de 2010

"A sociedade de consumo não é sustentável"

André Trigueiro é um jornalista brasileiro com pós-graduação em Gestão Ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, e autor  de livros dedicados à sustentabilidade. Actualmente é também editor-chefe do programa semanal Cidades e Soluções, exibido na Globo News desde Outubro de 2006.

Os seguintes parágrafos são extraídos da entrevista que deu para a Greenvana Style


«Nenhum desenvolvimento é possível se não for sustentável
(...)
GS – Qual é a importância de adotarmos novas atitudes de consumo mais conscientes?
AT – Sobrevivência. Estamos falando de um mundo onde os recursos naturais não renováveis estão sendo depredados, onde a população cresce a uma taxa de 200 mil novos habitantes por dia, onde as pessoas que se declaram consumistas não percebem o equívoco que é acumular bens, achando que a felicidade se resume em possuir. Cada bem que você adquire, é um pedacinho da natureza que você leva para sua casa.
E o planeta é um só, os recursos são finitos. Quem coleciona bens, coleciona meio ambiente dentro de casa. E isso é grave porque quando se acumula há a geração de escassez. É um mundo onde todos nós estamos instigados a achar que, para sermos bem sucedidos, precisamos ter o estilo de vida americano. A sociedade de consumo não é sustentável. Ela não gera prosperidade para todos. Ela gera opulência para poucos, pobreza e exclusão para muitos e o esgotamento da Terra, o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.

GS – É possível haver uma harmonia entre economia e ecologia?
AT – Não é possível haver harmonia de uma forma geral e ampla sem o empreendimento da economia com a ecologia. Nenhum desenvolvimento é possível se não for sustentável. Não é possível imaginar um modelo de desenvolvimento que não tenha na sustentabilidade o seu eixo principal. (...)
Porque não é possível imaginar uma agricultura forte sem o meio ambiente saudável. E o meio ambiente saudável propicia as melhores condições de produtividade no campo. Então, é falsa a tese de que o desenvolvimento atrapalha o meio ambiente e que o meio ambiente atrapalha o desenvolvimento. Essa discussão está superada. Não tem como gerar economia, ou seja, geração de emprego e renda e produção de riqueza, sem se preocupar com sustentabilidade. 
(...)»

5 comentários:

  1. Olá Manuela :)
    Fiz link.
    Um abraço amigo nesta noite tão fria :)

    ResponderEliminar
  2. Amiga Manuela,

    Parece uma verdade de La Palice, o Amigo Andé Trigueiro sabe melhor do que a maioria explicar-se e dizer o que é óbvio de uma forma consciente e bem fundamentada.

    Esta sociedade materialista e cada vez mais em expansão vai acabar por nos destruir a todos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Somos, na verdade, a espécie mais idiota que conheço... pois apesar de termos a capacidade de não destruir os suportes básicos de vida, decidimos conscientemente, destruí-los.
    Uma coisa é certa, como somos uma espécie insustentável, o dia virá em que esta insustentabilidade se manifestará em toda a sua força, e então, os que conseguirem aguentar o tranco e sobreviver à reestruturação natural, serão aqueles aos quais a Natureza deu a hipótese, a segunda, de viverem segundo as Leis Naturais.
    Se estes felizardos, acharem que foram uns sortudos e voltarem ao mesmo... então a espécie que conhecemos como "Homo sapiens" já era...

    ResponderEliminar
  4. Acompanho o magnífico trabalho do André Trigueiro,já há algum tempo,tendo inclusive a oportunidade de assistir pessoalmene suas palestras.....confesso que fico muito triste e assustada , com as afirmações dele .....é deveras preocupante !!!!bjcas

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula, Fernanda, Voz e Mimirabolante

    Este jornalista está bem informado, gosto de ver o seu programa, quando posso, na net. E tem razão. Não é alarmista, mas acho que sabe para onde caminhamos...

    Obrigada pela vossa participação

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.