quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Pode a Permacultura Mudar o Mundo?"

Dia 16 de Dezembro, 5ªfeira, às 21h30, a  Casa da Horta apresenta, no Porto, a sessão:


Com Peter Bampton e Laura Williams (com tradução para português)

"O que estamos a ver no futuro? É o medo de um desastre ou é uma motivação espiritualmente inspirada para criar um mundo melhor? Para aqueles de nós que se sentem responsáveis, esta é uma questão pendente. Se queremos trabalhar juntos para criar os próximos passos que tão urgentemente precisam ser dados, é fundamental que comecem a se articular e concordar com os valores e princípios que nos guiam. Então o que é Permacultura no contexto maior de nossa evolução cultural?

Permacultura é a concepção de sistemas que criam ambientes humanos sustentáveis.

A própria palavra é uma contração de agricultura permanente, bem como cultura permanente, uma vez que as culturas não podem sobreviver por muito tempo sem uma base agrícola sustentável e um uso ético da terra. Em um nível, trata permacultura com plantas, animais, construções e infra-estruturas (água, energia, comunicações, etc.) No entanto, não é apenas sobre esses elementos em si, mas também sobre as relações que podemos estabelecer entre eles, devido à maneira em que colocá-los dentro da paisagem.

O objetivo é criar sistemas que sejam ecologicamente compatível e financeiramente viáveis, que podem fornecer para suas próprias necessidades, não exploram nem contaminar, e são sustentáveis a longo prazo. Permacultura utiliza plantas e animais qualidades “inerentes, combinado com as características naturais dos terrenos e construções, para produzir um sistema que pode suportar a vida, tanto na cidade e no campo, utilizando o espaço físico mínimo possível.
Esta filosofia de vida é construída em torno de três princípios éticos: o cuidar da terra, cuidar do povo, e da justa distribuição dos lucros. Neste sistema, o tempo, o excesso, a riqueza ea energia são reinvestidos na terra e do povo, para continuar a beneficiar a comunidade e ao mesmo tempo, considerando o quadro global.
É baseado na observação dos ecossistemas naturais, a sabedoria contida em práticas agrícolas tradicionais, bem como o conhecimento científico ea tecnologia modernas. Na sequência de modelos ecológicos, permacultura cria uma ecologia cultivada, que é projetada para produzir mais alimentos para os seres humanos do que normalmente é encontrado no mundo natural.

Retirado do sítio do Awakened Life Project

ENTRADA LIVRE (sugere-se uma contribuição simbólica, donativo, para poder contribuir para as despesas de deslocação dos convidados)"

CONTACTOS: Casa da Horta, Associação Cultural, Rua de São Francisco, 12A, 4050-548 Porto - Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges. Tel: 222024123/ 965545519, Email: casadahorta@pegada.net

8 comentários:

  1. Suponho que era sobre isto o comentário que deixou numa das minha homilias dominicais... terei de aprofundar o tema, por aqui, claro!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este termo, mas penso que essa é a agricultura usada na minha aldeia no tempo dos meus avós. Era boa, seria a ideal nos tempos de hoje. Mas, sinceramente, não acredito que volte. Aqui ou ali já se começa a fazer, mas a tendência será para continuar o tipo de agricultiura actual. Ainda há dias passei na região de aver-o-mar; ainda há bem pouco tempo não se via uma estufa; cultivava-se os legumes e frutas da época; agora só se vê estufas; alfaces, tomates, flores, continuamos a ter tudo durante o ano todo; a terra não descansa; o mundo está cada vez mais exigente e já não voltamos atrás na vontade de ter tudo em todas as épocas do ano. É um problema sério e difícil resolução. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  3. E para quando umas acções destas cá por baixo para eu poder assistir ?

    ResponderEliminar
  4. Temos primeiro que fazer a pergunta "Se queremos e devemos mudar?". Provavelmente a maioria responde que "Sim" a esta pergunta, mas também de certeza que a maioria não pensa em Permacultura e Redução de Consumismo quando diz o "Sim"... Pensa antes em ficar com um nível de vida "estilo americano/ocidental".

    ResponderEliminar
  5. Rogério,

    Não sei se era, não sei onde deixei o tal comentário :)

    ResponderEliminar
  6. Emília

    Em boa parte a permacultura é a agricultura antiga, mas não só: é mais que isso. Não é só agricultura com a natureza (e não contra ela), mas é também um modo de vida sem produção de resíduos, sustentável, em comunidade, e tem a ver também com construção, gestão da água, etc. Não é fácil definir ou explicar, por isso estas formações introdutórias são importantes para introduzir o conceito.

    ResponderEliminar
  7. Eduardo,

    Também tem havido no sul, e sobretudo no sul. Aqui no Porto tem sido uma vaga ultimamente, mas para as zonas de Lisboa e Alentejo, são mais frequentes as acções de formação em permacultura.

    ResponderEliminar
  8. Voz

    Esse estilo de vida, multiplicado pelos chineses e indianos (que, diga-se, não são menos que os outros), vai ser o motivo do fim da tal civilização, mais década menos década...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.