quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Melhorar o mundo na escola - CONCURSO

Hoje em dia, as escolas, através das matérias de ciências da natureza e geografia, vão transmitindo conceitos de ecologia e dos limites do planeta às crianças e adolescentes. Nas disciplinas não curriculares, como Área Projecto, por vezes são também abordados temas relacionados com o ambiente e com a sustentabilidade. Pontualmente, actividades ajudam alguns alunos a compreender os limites do planeta. No entanto, se bem que nos primeiros anos de escolaridade a escola têm tido um impacto positivo, sendo as próprias crianças a induzirem os pais a um maior respeito pelo ambiente, na adolescência, a maioria dos jovens desinteressa-se. Talvez fruto da idade. Ou talvez fruto do exemplo que vêem em casa e à sua volta - os maus exemplos são sempre mais aliciantes...

E não se trata apenas do respeito pelo planeta e do entendimento dos seus limites. Trata-se também do respeito pelas outras pessoas, da compreensão dos males da sociedade, do sentir que fazem parte importante da mesma e nela devem participar, contribuindo para a sua mudança para melhor. Mas a acelerada vida moderna não dá espaço para reflexão. E o ensino está longe de colocar os jovens a pensar com a sua cabeça, com a sua alma - mecanizou-se.

Para piorar a situação, o Ministério da Educação pretende acabar com a Área Projecto, praticamente a única disciplina que promove a criatividade e a participação activa das crianças e adolescentes. Um erro crasso, na minha opinião. Se a disciplina está a funcionar mal, ponham-na a funcionar bem, não a sacrifiquem a favor das "disciplinas de estudo".

Está difícil compreender que a escola são os alunos, são os professores, são as pessoas, não os edifícios nem os computadores, nem sequer os livros.  A escola deve servir para mudar o mundo no bom sentido, não para perpetuar os erros. A escola precisa de inspiração e de inspirar.

Por isso, o primeiro concurso, lançado hoje neste blogue, em simultâneo com o blogue parceiro Famalicão por um Mundo Melhor, tem como tema “Melhorar o mundo na escola”. Sugiro, como inspiração, três excelentes vídeos relacionados com o tema. Dois deles são as palestras de Ken Robinson no TED (aqui e aqui), e o terceiro é o inspirador exemplo prático que vem da Índia, de Kiran Bir Sethi, cujo testemunho também no TED  fica aqui incorporado (também tem a opção de legendas em português):



O concurso tem como alvo preferencial a comunidade escolar (alunos e professores), embora esteja aberto a quem quiser participar, e consiste no seguinte:

1. Elaboração de um texto subordinado ao tema “Melhorar o mundo na escola”. O objectivo é que surjam ideias novas que sejam exequíveis nas escolas e que permitam aos alunos estarem preparados para ajudar a mudar a sociedade para melhor, conscientes dos valores éticos de respeito pelos outros e pelos limites do planeta, de forma a que a escola os ajude a crescer com responsabilidade ambiental e social. Não será obrigatório que se trate de ideias inéditas, podem ser apontados bons exemplos que já se apliquem em algum lugar com sucesso.

2. O texto deve ter um máximo de 300 palavras, deve ser escrito em língua portuguesa e em linguagem clara e acessível, e deve ser enviado para famalicaom@gmail.com até ao dia 20/12/2010.

3. Procederei a uma pre-selecção de 5 textos, que serão publicados aqui no blogue ficando a concurso. Dependendo da adesão e da qualidade/inovação dos textos, poderei diminuir ou aumentar o número de textos a publicar e a concorrer.
4. Os textos seleccionados serão publicados, pela ordem de chegada,  a partir do dia 21 até ao dia 23/12/2010, e serão sujeitos a votação através de comentários, até ao dia 30 (será melhor explicado na altura própria).

5. O prémio para o texto mais votado, a anunciar no dia 31/12/2010, será o livro "Desenvolvimento Sustentável - Uma Introdução Crítica", de Valdemar Rodrigues, excelente livro que este blogue recomenda, e que será enviado por correio em Janeiro de 2011.

6. O autor do texto deverá identificar-se no e-mail. No entanto, se assim o solicitar, poderá usar pseudónimo para publicação. Ao vencedor será solicitada a morada para envio do prémio. Caso não indique, será enviado ao segundo mais votado.

6 comentários:

  1. E se eu enviar o trabalho que fiz o ano passado ah? ahahah ;D Sendo os trabalhos de Área de Projecto escolhidos pelos alunos, foi com alegria que constatei que no ano passado - o ano em que eu tive AP - mais de metade dos grupos se debruçaram sobre esta temática; no entanto ainda há muito a fazer no que à educação diz respeito. Agora que estou em Coimbra a estudar aflige-me o facto de as minhas colegas de casa se recusarem a fazer separação de resíduos. Porque se pagamos taxas para o lixo então eles que o separem, dizem elas. Só cá em casa somos 10, por isso imaginem lá o lixo que não se produz. Eu faço reciclagem de papel no meu quarto, mas como o espaço não abunda torna-se complicado ir além disso. Isto para dizer que sim, ainda há muito a fazer nesta matéria e apesar de AP ser uma disciplina muito difícil de uniformizar, deve ser preservada como um dos poucos momentos curriculares em que este assunto pode ser abordado. A educação em Portugal não está estruturada de forma a educar em valores, são precisos estes espaços para que isso aconteça e se não queremos ver o civismo morrer, então é bom que apostemos nisso.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Manuela!

    Obrigada pela sua visita e apoio na minha nova morada.
    Espero não ser esquecida :)

    Este assunto é deveras interessante e eu tenho alguma experiência nesta área.
    Escrevi há muito tempo isto - http://www.whohub.com/malato1951, mas está tudo em Inglês.
    Estou adoentada e com vários projectos entre mãos, mas vou tentar arranjar algum tempo para pelo menos contribuir, dando a minha simples opinião.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Celina

    Era óptimo que participasses, por isso, se puderes, envia um resumo com o máximo de 300 palavras, para o endereço referido. Tive que restringir o tamanho do texto, pois já constatei que são poucas as pessoas que lêem os posts mais longos, o que é compreensível.

    Parece que a educação referida deve (e é urgente) estar também nas universidades! Parece que o que se aprende nos primeiros anos se vai desaprendendo... tristeza...

    Obrigada pela visita, e até breve.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernanda

    Claro que não é esquecida, bem sabe, embora eu sofra do mesmo mal que a Fernanda... pouco tempo disponível.

    Boa sorte para o novo site, e aguardo a sua participação, se puder.

    As melhoras para a sua saúde.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bela ideia Manuela! Embora este ano eu esteja muito espartilhada em termos de matéria porque só tenho turmas com o exame de Economia no final, vou transmitir-lhes a sua proposta. No ano passado tratei a temática do consumo e surgiram trabalhos com bastante valor. Deixo-lhe o excerto de um dos textos que acompanhou um lindo trabalho de quatro alunas com o desejo de um bom domingo:
    "Vivemos numa sociedade de aparências em que julgamos os outros pelo que têm e pelo que mostram e não por aquilo que são. O consumismo é um meio para essa vivência baseada em ilusões, tirando o lugar às emoções verdadeiras.
    A diferença entre o "ter" e o "ser" equivale à diferença entre a sociedade centrada nas coisas e a centrada nas pessoas."

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, obrigada, Manuela por seguir o Começar de Novo. Ambiente é uma coisa que me preocupa e já abordámos muitas vezes o tema no começar de novo. Já há muito publiquei um texto sobre o tema do jornalista e escritor António Brás Constante, brasileiro, que está muito interessante. Eu tento fazer a minha parte,separando os lixos para serem reciclados, mas há muito que aprender ainda na nossa sociedade. Um beijinho e..voltarei
    Emília

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.