segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sinais do tempo, sinais do clima

Foram 36 "posts" em que ao longo dos últimos 17 meses aqui se referiu o tema do aquecimento global e das alterações climáticas. Sobretudo apelando a uma mudança de comportamentos com vista à redução de emissões de CO2. 
A luta pela exigência de políticas sérias e justas para o combate às emissões de CO2, ficou gravemente "ferida" com o fracasso da cimeira de Copenhaga. Para aumentar o desânimo, o caso "climategate" serviu bem os interesses dos detentores dos sectores energéticos do petróleo e do carvão ao confundir e baralhar as pessoas.

É incrível como poucos negacionistas do aquecimento global conseguem deitar por terra o trabalho de milhares de cientistas e activistas ao longo de mais de duas décadas. As razões porque isso acontece, não as sei, mas atrevo-me a lançar algumas hipóteses: a) as pessoas preferem não fazer esforços para mudar comportamentos, pelo que preferem acreditar em quem nega o aquecimento global, ou que o mesmo tenha causas humanas; b) os políticos são fracos e estão comprometidos, não com o povo que os elegeu, mas com quem financia as campanhas e outros projectos de "interesse estratégico"; c) as petrolíferas pagam muito bem a alguns cientistas para desmentir o trabalho de seus colegas; ...

Entretanto, novos estudos apontam que as consequências das alterações climáticas ainda são mais graves do que o que concluíram os estudos anteriores. E o planeta está a dar demasiados sinais, basta ler, ver ou ouvir as notícias. São só alguns exemplos recentes:


Inundações no Paquistão
«Número de afectados pelas chuvas no Paquistão sobe para 15 milhões - Mais de 1600 mortos, 15 milhões de pessoas afectadas, 650 mil casas destruídas, pelo menos 550 mil hectares de terra agrícola alagada. As cheias no Paquistão, as piores dos últimos 80 anos, não dão sinais de abrandar» (fonte: Público, 08/08/2010)
«Milhões de crianças paquistanesas precisam de ajuda por causa de inundações - Cerca de três milhões de menores afetados por uma das piores inundações da história do Paquistão precisam de assistência especial, enquanto as águas continuam causando estragos em quase todas as províncias, informou hoje à Agência Efe uma fonte do Unicef(fonte: Agência EFE, 09/08/2010)

Onda de calor e incêndios na Rússia
«Onda de calor na Rússia sem precedentes nos últimos mil anos - O director dos Serviços Meteorológicos russos, Alexandre Frolov, declarou hoje, segunda-feira, que o país nunca conheceu uma onda de calor tão intenso durante os mil anos da sua história. "Desde o momento da formação do nosso país, ou seja, num período de mil anos, nada de semelhante aconteceu do ponto de vista do calor. Nem nós, nem os nossos antepassados fixámos tal coisa", disse em conferência de imprensa. "Trata-se de um fenómeno absolutamente único, não há nada igual nos arquivos das observações", frisou.» (fonte: Jornal de Notícias, 09/08/2010).
«Moscovo declara estado de emergência junto a centro nuclear nos Urais - As autoridades russas declararam o estado de emergência junto ao centro de reprocessamento de resíduos nucleares de Maïak nos Urais. A medida deve-se aos incêndios florestais que lavram na região. Esta é apenas uma de várias instalações nucleares que se encontram em regiões ameaçadas pelos fogos florestais que nas últimas semanas consumem vastas áreas do território russo» (fonte: RTP, 09/08/2010)

Cheias na Europa Central
«Inundações matam na Europa - Os efeitos da forte precipitação estão a atingir uma vasta área que abrange países como a República Checa, a Polónia e a Alemanha. Na República Checa, havia registo de pelo menos cinco mortos e três desaparecidos, que se receia terem morrido afogados. Centenas de pessoas foram retiradas e, além disso, milhares de outras estavam sem electricidade e gás» (fonte: Correio da Manhã,  09/08/2010). 
 «Número de mortos em inundações na Europa Central sobe para dez  -  A inundação atingiu a zona nas fronteiras entre Polónia, Alemanha e República Checa(fonte: TSF, 08/08/2010)


Deslizamentos de terras na China
«Deslizamentos de terras matam no Noroeste da China - 127 pessoas morreram na sequência de deslizamentos de terras causados pelas chuvadas que têm caído no Noroeste da China, anunciou ontem a agência Nova China. 1300 outras pessoas estão dadas como desaparecidas, podendo o número de mortos vir a aumentar. Trata-se das piores inundações no país em dez anos.» (fonte: Diário de Notícias, 09/08/2010)
«Deslizamentos de terras na China - A electricidade foi cortada na maior parte da região, a última a ser atingida pelas chuvas torrenciais, que, desde o início do ano, fizeram mais de 2.100 mortos ou desaparecidos em todo o país e provocaram a deslocação de cerca de 12 milhões de pessoas» (fonte - Euronews, 09/08/2010)
«Deslizamento de terras fez mais de 300 mortos - O balanço das vítimas do deslizamento de terras na província de Gansu, noroeste da China, aumentou para 337 mortos e 1148 desaparecidos, divulgaram hoje os órgãos de comunicação oficiais.» (fonte: DN através de Lusa, 09/08/2010)

Ilha de gelo desprende-se de glaciar da Gronelândia
«Bloco gigantesco desprende-se de glaciar na Gronelândia - Um gigantesco bloco de gelo desprendeu-se do glaciar Petermann Glacier, no norte da Gronelândia. De acordo com um investigador da Universidade da Delaware, citado pela Associated Press, o bloco de gelo mede mais de 260 quilómetros(...) É o maior bloco de gelo que se desprende da Gronelândia desde 1962. » (fonte: TVI24, 07/08/2010)
«"Ilha de gelo" separou-se de glaciar na Gronelândia - Um icebergue gigante, com uma superfície quatro vezes maior do que a ilha de Manhattan, separou-se do glaciar Pettermann, um dos maiores da Gronelândia, cerca de mil quilómetros a sul do Pólo Norte. » (fonte: Euronews, 08/08/2010)
«Ilha gigantesca separa-se de glaciar - Segundo Andreas Munchow, que detectou o evento, a ilha de gelo tem uma superfície de 250 quilómetros quadrados e a altura de um arranha-céus. A água da placa de gelo é equivalente à quantidade necessária para manter durante 120 dias todas as torneiras de abastecimento público nos Estados Unidos.» (fonte: Diário de Notícias, 07/08/2010)

2010 regista temperaturas mais altas dos últimos tempos
«Cinco primeiros meses de 2010 foram os mais quentes em 130 anos - Os cinco primeiros meses de 2010 foram os mais quentes registrados desde 1880, quando começaram as medições, segundo um relatório do Centro Nacional de Dados Meteorológicos americano(fonte: Abril - 05/07/2010)
«Last month was the hottest June recorded worldwide, figures show - US government climate data suggests 2010 on course to be warmest year since records began» (fonte: The Guardian, 16/07/2010)


Vamos continuar a enfiar a cabeça na areia? Ou vamos mesmo mudar comportamentos e exigir aos nossos políticos o mesmo?  Finalizando, ficam as ligações para uma página com conselhos para todos nós: Naturlink - Recomendações Ambientais, e para um artigo com conselhos para os decisores políticos, de Bjorn Lomborg no Jornal de Negócios Online:  Energia Verde Acessível 

Sobre este tema, vale a pena ler o texto integral de Ana Paula Fitas no seu blogue A Nossa Candeia: Do Aquecimento Global à Negligência Política, que assim termina:
 "... por tudo isto é, cada vez mais, urgente, pensar, responder e agir em conformidade perante a questão: estaremos perante uma limitação das capacidades humanas ou, de novo, apenas e só, perante a dinâmica do lucro e do uso que do dinheiro é feito pelas escolhas determinadas pelas redes do poder?"


(imagens obtidas na internet)

10 comentários:

  1. Concordo consigo e partilho das suas suspeições, mas também existe um espírito de inércia irritante.
    "Porque é que eu hei-de fazer alguma coisa se os outros não fazem?".
    Um destes dias alguém cheio de sabedoria perguntou-me porque é que eu me preocupava em poupar e reutilizar água se os outros não o faziam. Porque é que eu me dava ao trabalho quando as coisas já estão como estão?
    Sem comentários...

    ResponderEliminar
  2. Não é preciso ser cientista para perceber que o planeta está a dar todos os sinais que consegue para dizer BASTA! Como é que os seres humanos não entendem?
    Parece-me que mais do que não quererem fazer nada,as pessoas andam tão alheadas que nem percebem a gravidade da situação.
    É a alienação das massas...

    ResponderEliminar
  3. Mãe da Rita e Ana

    Acho que está mais que na hora das pessoas entenderem que, ou parte delas participar e exigir a mudança, ou a mudança será outra... para bem pior. Porque os políticos (a maioria) já demonstram que não vão lá... só mesmo MUITO pressionados pelas populações! Penso que, no geral, são os mais alienados de todos!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela qualidade de teu blog. E obrigado pela generosidade de estar lendo meu blog.
    Beijo

    James Pizarro

    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela,
    confesso que esmoreço algumas vezes, perante a passividade ( que bem pode ter outro nome) das pessoas.
    É triste quando me dizem: porque hei-de eu fazer isto se a maior parte não faz?
    Uma das respostas que me enviaram no outro dia foi:
    O que hei de fazer? Segundo os Cristos e Apóstolos, aguardar pela morte libertadora, segundo o Marquês de Sade
    , deixar-se perverter e entregar-se aos prazeres, ele gostava de dizer "os tolos vieram a este mundo para nosso gozo e gáudio"
    Perante isto...
    não me entrego, mas faz falta haver uma maioria que não esteja anestesiada com tanta superficialidade que tanto impingem.
    Cá estaremos, com a noção da realidade, que muitos tentam não ver...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Querida Manuela,
    É uma honra ser citada no Sustentabilidade é Acção e, ainda mais, num post como este!
    Obrigado!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. James Pizarro

    Eu é que agradeço a visita e as suas palavras.
    E não é generosidade ler o "Antes que a Natureza Morra", é porque gostei.
    Obrigada e um abraço

    ResponderEliminar
  8. Ana Teresa

    Por vezes dá vontade de baixar os braços, bem sei, porque o "entusiasmo" à nossa volta é "contagiante".
    Mas consigo e comigo, e com muitos outros, bem sabemos que o esmorecimento é de curta dura... é mais um retemperar de forças.

    Eu acho que comecei o blogue para ver se pelo menos na blogosfera havia "feedback" positivo, e ainda bem que o fiz, pois há muitas pessoas por aqui a dar ânimo. Na vida "real", também vejo mudanças para melhor, mas vai muito lento.

    Tem de se começar por algum lado. E ignorar os ignorantes que dizem disparates do tamanho do planeta: já diz o ditado que "A IGNORÂNCIA É ATREVIDA".

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana Paula

    Muito obrigada pelas suas palavras e por ter escrito o texto que escreveu, muito lúcido! Acho que os tempos e o clima deram sinais a nós as duas em simultâneo, para escrevermos sobre o mesmo assunto no mesmo dia :) e provavelmente muitas pessoas estão a começar a percebe os sinais. Infelizmente, para muitas será tarde demais.

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  10. isto é a realidade! Temos de ajudar o mundo a superar isto e divulgar a informação para que o futuro cuide do nosso mundo! ´

    Parabens pelo blog

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.