sábado, 14 de agosto de 2010

10/10/10 - Dia de Acção pelo Clima

Os movimentos 350.org e 1010global preparam um dia de festa e trabalho a nível global para daqui a oito semanas - a 10 de Outubro - com o objectivo de chamar a atenção de todos e dos políticos para a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito estufa, a que chamaram 10/10/10 - Global Work Party ou Festa de Trabalho Global.

Por todo o mundo estão a ser organizadas acções para redução das emissões e eventos para o dia 10/10/10. A melhor maneira de explicar o objectivo, é transcrever o texto de Bill McKibben que consta da página de 350.org, e que deixo mais abaixo, a azul.

Atreva-se a organizar uma acção ou evento na sua localidade. Veja aqui as sugestões, ou use a sua criatividade.  Acabei de criar uma acção para  Vila Nova de Famalicão (veja mais aqui  e registe-se aqui). Faro também já tem lançada uma acção (registo aqui, mais informação aqui). Ainda há muito a fazer.



Tem sido um ano difícil: na América do Norte, petróleo se derramando no Golfo do México; na Ásia, algumas das mais altas temperaturas alguma vez registradas; no Ártico, o mais rápido derretimento de gelo oceânico alguma vez visto; na América Latina, uma quantidade recorde de chuvas vem fazendo derrocar encostas inteiras.

Por isso vamos fazer uma festa.

Marque 10/10/10 no seu calendário. É essa a data. O lugar é onde quer que você viva. E a ideia é fazer alguma coisa que ajude a dar resposta ao problema do aquecimento global na sua cidade ou comunidade.

Estamos chamando isso de Festa Global de Trabalho, com ênfase tanto na “festa” como no “trabalho”. Em Auckland, na Nova Zelândia, vai haver um gigantesco dia de conserto de bicicletas, par a ver se todas as bicicletas da cidade ficam em condições de voltar às estradas. Nas Maldivas, vão montar painéis solares no gabinete do Presidente. Em Kampala, no Uganda, vão plantar milhares de árvores, e na Bolívia vão instalar fornos solares para um gigantesco piquenique carbono zero.

Visto que já trabalhamos no duro para fazer telefonemas, enviar e-mails, petições e protestos para que os políticos se mexam, e eles não têm se mexido rápido o suficiente, agora chegou a hora de mostrar que realmente temos as ferramentas de que necessitamos para enfrentar a crise de clima de verdade.

A 10/10/10 vamos mostrar que temos as pessoas que podem fazer isto – mas precisamos de políticas de energía ousadas por parte dos nossos líderes políticos para fazer isto numa escala que realmente faça a diferença. O objetivo do dia não é resolver a crise de clima com um projeto de cada vez, mas enviar uma mensagem política bem definida: se nós podemos colocar mãos à obra, vocês também podem – no que diz respeito à legislação e aos tratados que tornarão todo o nosso trabalho mais fácil no longo prazo.

Você pode se inscrever para organizar um evento local em www.350.org/pt/oct10

Ou procurar um evento ao qual aderir em www.350.org/pt/map

E não se preocupe com a ideia de estar sozinho nesta festa: já existem 1077 grupos em 109 países de todo o mundo registrados para fazer alguma coisa nesse dia. Nós vamos tricotar tudo junto num poderoso mosaico de fotos, vídeos e histórias de todo o mundo. Você não vai querer perder.

Tem sido um ano difícil – mas pode ser um dia lindo no dez de outubro se todos trabalharmos juntos, e festejarmos juntos. E se fizermos a coisa bem feita, vamos conseguir dar um grande passo na direção das soluções políticas de que precisamos tão desesperadamente.
Em frente!


P.S.—Se você é um pouco tímido, ou se tem dúvidas
se consegue realmente fazer funcionar um negócio desses, veja essas fotos do Dia Global de Ação do ano passado. Houve 5200 manifestações em 181 países, o que quer dizer que teve muita gente como você percebendo como fazer a coisa funcionar!"

6 comentários:

  1. Let´s get to work!
    Claro que sim!!!
    Já no ano passado fizemos uma ação no 24 de Outubro, bem, não veio mta gente, mas estivemos lá...nem que seja apenas uma pessoa.
    Abraço "global"

    ResponderEliminar
  2. Muy buena la difusión de una celebración como esta.
    Te mando un saludo y las felicitaciones de siempre por el excelente trabajo que llevas a cabo en el blog.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Ana Teresa

    Eu no ano passado fui à acção em Gaia-Porto, mas não encontrei as pessoas que estavam a tratar do assunto. Depois vi mais tarde que estavam em cima da ponte, e eu cá em baixo a julgar que não apareceu ninguém...

    Este ano decidi criar uma acção em FAmalicão (Caminhada pelo Clima Famalicão)

    Vamos lá a ver se consigo fazer alguma coisa que se veja... vai depender da ajuda de muitos claro!

    Este ano será melhor também aí nos Açores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Cris

    Obrigada pela visita e pelas palavras de apoio. Espero que na Argentina também surjam muitas acções pelo clima para o 10/10/10.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Quando dei início à "Caminhada Pelo Clima Famalicão", criei aqui uma página para o efeito. De seguida, criei o blogue Famalicão por um Mundo Melhor, para onde remeti sugestões e comentários para a Caminhada.
    Porque o blogger só permite 10 páginas, vou ter de eliminar a página do 10/10/10 VNF, mas não sem antes transcrever o texto da página e os comentários para aqui. Cá fica o Texto:

    Caminhada pelo Clima Famalicão
    Por todo o mundo estão a ser organizadas acções para redução das emissões e eventos para o dia 10/10/10.
    A acção proposta para Vila Nova de Famalicão é uma caminhada pelo clima a começar às 10:10 do dia 10/10/10. Se pretende participar no evento, por favor registe-se em http://www.350.org/pt/vilanovadefamalicao  (existe também uma página do evento no Facebook). Para informações, actualizações, comentários e sugestões, visite o blogue Famalicão por um Mundo Melhor, ou envie um e-mail para vnf350@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. E ficam aqui os respectivos comentários:

    Lígia disse...
    Acho grande ideia e gostaria de ajudar. Moro em Famalicão recentemente mas posso ajudar na organização. Mas acho que poderiamos pensar em algo mais eficaz. Como alguma actividade de informação e sensibilização da população local talvez com apoio da camara ou das empresas de transportes locais.
    VivaVerde
    15 Agosto, 2010

    Manuela Araújo disse...
    Olá Lígia
    É a primeira pessoa a oferecer para ajudar, muito obrigada.
    Na realidade é bem preciso ajuda para organizar algo mais do que uma caminhada. Penso que a caminhada poderá ser simbólica, ou não, mas uma acção de sensibilização será mais impactante.
    Vamos aguardar mais uns dias ou uma semana, a ver se aparece mais alguém para ajudar a organizar, e então marcamos uma reunião para troca de ideias.
    Entretanto, por favor registe-se na acção em http://www.350.org/pt/node/17663
    Se estiver no Facebook, a página do evento é em http://www.facebook.com/event.php?eid=110683798986070
    Lembrei-me agora, vou enviar uma mensagem ao grupo de Famalicão do Limpar Portugal.
    É preciso divulgar, se puder ajudar, agradeço.
    Obrigada
    15 Agosto, 2010

    Mangala Kaur disse...
    Ola Manuela,
    Gosto da iniciativa...mais uma accao por uma boa causa!
    Gostaria de AJUDAR...aguardo tua "chamada"
    Vou enviar msg. aos meus contactos para divulgacao da accao.
    Bjinhos e obrigada! Tina
    16 Agosto, 2010

    Carlos disse...
    Olá Manela
    Poderás contar comigo dentro da minha disponibilidade.
    Carlos Folhadela Simões
    16 Agosto, 2010

    Manuela Araújo disse...
    Olá Tina
    Obrigada pela disponibilidade. Mais uns dias e entro em contacto, talvez no fim de semana. Já estás registada no site 350.org
    Beijinhos
    16 Agosto, 2010

    Manuela Araújo disse...
    Olá Carlos
    Há quanto tempo.... muito obrigada pela disponibilidade. Não tenho o teu contacto...
    Se te registares em http://www.350.org/pt/vilanovadefamalicao eu fico com acesso ao teu e-mail.
    Obrigada e até breve
    16 Agosto, 2010

    Manuela Araújo disse...
    Quem quiser ajudar colaborando na organização está convidado para a primeira reunião, terça feira dia 31 de Agosto, às 21.30, em local a decidir em breve, dependendo da adesão. Por favor confirmem para o e-mail mmsaaraujo@gmail.com
    Obrigada
    25 Agosto, 2010

    Manuela Araújo disse...
    Novo blogue aqui: Famalicão por um Mundo Melhor (http://www.famalicaomelhor.blogspot.com/)
    01 Setembro, 2010

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.